Washington Post fecha parceria com OpenAI para integrar conteúdo ao ChatGPT

Imagem: Dall-E
    • ChatGPT exibirá notícias e links do Washington Post nas respostas.
    • Parceria amplia acesso a jornalismo de qualidade via inteligência artificial.
    • Acordo reforça estratégia da OpenAI com grandes grupos de mídia.

O Washington Post, um dos maiores jornais do mundo, anunciou uma parceria estratégica com a OpenAI para integrar seu conteúdo jornalístico ao ChatGPT. O acordo vai permitir que usuários da plataforma de IA tenham acesso a notícias verificadas diretamente nas respostas geradas pelo chatbot.

Segundo o comunicado oficial, o ChatGPT exibirá resumos, citações e links para reportagens completas do jornal sempre que houver uma correspondência relevante com a pergunta do usuário. A parceria contempla, por exemplo, áreas como política, negócios, tecnologia, assuntos globais e outros temas de interesse público.

Peter Elkins-Williams, chefe de parcerias globais do The Washington Post, afirmou:

Garantir que os usuários do ChatGPT tenham nossos relatórios impactantes na ponta dos dedos reforça nosso compromisso de fornecer acesso onde, como e quando nosso público quiser.

Parcerias jornalísticas ganham força no ChatGPT

Com o novo acordo, a OpenAI reforça sua estratégia de colaboração com grupos de mídia para alimentar seu modelo com conteúdo confiável e atualizado. A empresa já havia fechado parcerias com mais de 20 editoras, como por exemplo, News Corp, Associated Press, Axel Springer, Financial Times, Condé Nast, Future, Hearst e Vox Media, dona do The Verge.

Varun Shetty, chefe de parcerias de mídia da OpenAI, destacou o impacto dessa integração:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mais de 500 milhões de pessoas usam o ChatGPT toda semana para obter respostas para todos os tipos de perguntas. Ao investir em jornalismo de alta qualidade de parceiros como o The Washington Post, estamos ajudando a garantir que nossos usuários recebam informações confiáveis ​​e em tempo hábil quando precisam.

Em fevereiro, a plataforma já havia atingido 400 milhões de usuários ativos semanais, consolidando-se como um dos produtos de IA mais utilizados no mundo.

O acordo prevê que o ChatGPT destaque o conteúdo do Washington Post com atribuição clara, promovendo o tráfego para o site do jornal e permitindo que os usuários aprofundem o conhecimento em tópicos específicos.

Ao combinar a credibilidade de um dos jornais mais respeitados dos Estados Unidos com o alcance da inteligência artificial generativa, a parceria representa um avanço importante na integração entre jornalismo profissional e tecnologia.

Enquanto isso, para os usuários, a novidade promete respostas mais confiáveis e contextualizadas, com acesso facilitado às fontes originais da informação.

Compartilhe:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile