- Wikipédia usará IA para automatizar tarefas técnicas.
- Editores e voluntários seguem no centro das decisões.
- Estratégia prioriza transparência e código aberto.
A Wikipédia anunciou sua nova estratégia de inteligência artificial para os próximos três anos, deixando claro que não pretende substituir editores e voluntários humanos. No entanto, a organização quer usar IA para remover barreiras técnicas e facilitar o trabalho das pessoas que constroem e mantêm a maior enciclopédia online do mundo.
A Wikimedia Foundation, responsável pela Wikipédia, explicou que a IA será integrada de forma a automatizar tarefas repetitivas, como traduções, fluxos de trabalho e suporte na descoberta de informações, permitindo que editores tenham mais tempo para debates e deliberação humana.
IA auxiliará, mas não substituirá humanos na Wikipédia
Na postagem oficial, Chris Albon, diretor de aprendizado de máquina da Wikimedia Foundation, e Leila Zia, chefe de pesquisa da instituição, explicaram:
Usaremos IA para desenvolver recursos que eliminem barreiras técnicas, permitindo que os humanos no centro da Wikipédia dediquem seu precioso tempo ao que desejam realizar, e não à maneira técnica de alcançá-lo.
A organização garantiu que seus princípios — como privacidade, direitos humanos, transparência e multilinguismo — continuarão guiando todas as iniciativas com IA. O foco está em adotar soluções de código aberto, respeitar a autonomia dos colaboradores e promover uma abordagem centrada no ser humano.
A IA ajudará especialmente os novos voluntários, com ferramentas que simplificam o processo de integração, além de melhorar a navegação e a organização dos conteúdos para usuários e editores. Assim, ao automatizar rotinas técnicas, a Fundação espera fortalecer a comunidade de editores, e não reduzi-la.
A decisão da Wikipédia contrasta com estratégias mais agressivas adotadas por empresas que têm usado IA para substituir cargos humanos, principalmente na criação de conteúdo. A Fundação defende que a supervisão e a deliberação humana são essenciais, especialmente diante de modelos generativos que ainda cometem erros ou “alucinações” com frequência.
Além disso, o acesso de agentes de IA nas bibliotecas da Wikipédia tem gerado problemas de sobrecarga. A Wikimedia anunciou também recentemente uma ferramenta com dados otimizados para IA para evitar este tipo de situação.