- Grok Studio permite editar documentos, códigos e jogos no navegador.
- Ferramenta abre janelas interativas ao lado das respostas do chatbot.
- Nova integração com Google Drive melhora produtividade no Grok.
A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, lançou um novo recurso para seu chatbot Grok: o Grok Studio. O ambiente colaborativo permite criar, editar e visualizar documentos, relatórios, códigos e até jogos diretamente no navegador, funcionando como uma extensão prática do assistente conversacional.
O anúncio foi feito na noite de terça-feira (15), no X (antigo Twitter), pela conta oficial:
Hoje, estamos lançando a primeira versão do Grok Studio, adicionando execução de código e suporte ao Google Drive. O Grok agora pode gerar documentos, códigos, relatórios e jogos de navegador. O Grok Studio abrirá seu conteúdo em uma janela separada, permitindo que você e o Grok colaborem no conteúdo juntos.
O recurso está disponível para usuários gratuitos e pagos e marca mais um passo da xAI na corrida por ferramentas de produtividade com IA generativa.
Grok em nova fase de produtividade
O Grok Studio repete o modelo de “canvas interativo” já adotado por concorrentes como ChatGPT Canvas da OpenAI e Artifacts, da Anthropic, por exemplo. Ao lado das respostas do chatbot, o Studio exibe uma janela lateral com conteúdo editável, onde o usuário pode executar códigos em linguagens como Python, C++ e JavaScript, além de gerar arquivos em tempo real.
Além disso, a novidade ficou ainda mais robusta com outra função liberada no mesmo dia: a integração com o Google Drive. Assim, os usuários podem anexar documentos, planilhas e apresentações diretamente ao prompt e permitir que o Grok interaja com esses arquivos. Isso transforma o chatbot em uma ferramenta de apoio a tarefas de produtividade, como análise de dados, edição de textos e criação de apresentações, por exemplo.
Com acesso gratuito e recursos em expansão, o Grok Studio pode atrair desde desenvolvedores e criadores de conteúdo até estudantes e profissionais que buscam agilidade com IA.
Recentemente, a xAI adquiriu oficialmente a rede X (antigo Twitter), que também pertence a Elon Musk. Antes disso, a xAI também adquiriu uma startup de vídeo de IA generativa.