5G Puro chega a todos os municípios do Brasil a partir desta segunda-feira, 2

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

A rede 5G pura, conhecida como standalone e operando na faixa de 3,5 GHz, está oficialmente disponível para todos os 5.570 municípios brasileiros a partir desta segunda-feira (2).

O marco, anunciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Ministério das Comunicações, representa um avanço significativo na conectividade do país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar disso, a chegada da tecnologia em algumas localidades ainda depende do cronograma das operadoras.

Com velocidades médias de 300 Mbps, cinco vezes superiores ao 4G, o 5G puro traz uma nova era de possibilidades para usuários e empresas.

Desde sua implementação inicial em Brasília, em julho de 2022, o sinal se expandiu para capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes e estava disponível para 770 cidades, atendendo cerca de 35 milhões de usuários.

Prazo para implementação do 5G para operadoras vai até 2029

A instalação do 5G exigiu a liberação da faixa de 3,5 GHz, antes utilizada pela transmissão de TV.

Esse processo, concluído com 14 meses de antecedência, marcou o esforço das autoridades para acelerar a implantação da nova tecnologia. No entanto, a ativação das redes em todos os municípios segue o planejamento de cada operadora, o que significa que algumas localidades ainda precisarão aguardar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a Anatel, mais de 205 modelos de smartphones homologados já suportam a rede.

Para acessar a tecnologia, os usuários precisam de dispositivos compatíveis e, em alguns casos, de um chip específico, dependendo da operadora.

TIM, Vivo e Claro lideram a oferta do serviço, com diferentes políticas sobre a necessidade de trocar chips para a ativação do 5G puro.

O edital do leilão de 5G estabeleceu que todas as cidades com mais de 30 mil habitantes deverão estar cobertas até 2029. Além disso, as operadoras continuam combinando equipamentos e redes para oferecer um serviço híbrido, conhecido como 5G DSS ou NSA, enquanto ampliam a cobertura do sinal puro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esse avanço tecnológico promete transformar setores como saúde, agricultura, educação e entretenimento no Brasil.

De acordo com a Anatel, o 5G standalone, também conhecido como rede 5G pura, é uma inovação tecnológica que traz uma nova arquitetura de transmissão de dados móveis, independente da rede de 4G existente anteriormente.

Com isso, os usuários podem acessar altas taxas de transmissão de dados, com baixo tempo de resposta, o que viabiliza uma série de avanços como automatização de serviços e da indústria, por exemplo.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile