Cabos de internet de longa distância na França foram cortados em um ato de sabotagem, causando interrupções nos serviços de internet em todo o país, nesta segunda-feira (29). Esta é a segunda interrupção durante os Jogos Olímpicos em Paris, após uma série de ataques incendiários em linhas de trem de alta velocidade.
Marina Ferrari, ministra júnior de assuntos digitais da França, declarou no X que, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, vários locais ao redor da França foram afetados por “danos” que impactaram provedores de telecomunicações, resultando em “consequências localizadas” para serviços de fibra óptica e conectividade de internet móvel.
Empresas de internet confirmaram os danos, mas o Ministério do Interior francês e a agência de segurança cibernética ANSSI afirmaram que os problemas não estão relacionados a um incidente de segurança cibernética.
De início, ninguém assumiu a responsabilidade pelos ataques. As autoridades ainda não identificaram suspeitos, mas acreditam que a sabotagem dos serviços de trem pode ter sido cometida por pessoas com tendências políticas “ultra-esquerdistas”.
Os incidentes ocorrem em um momento em que a Rússia é acusada de disseminação de desinformação contra a França e de possíveis ataques de sabotagem na Europa.
A segunda maior empresa de telecomunicações francesa, a SFR, foi uma das mais impactadas pelo vandalismo.
“Nossa rede de fibra de longa distância foi sabotada entre 1h e 3h da manhã em cinco locais diferentes”, disse um porta-voz da SFR.
A SFR está trabalhando para reparar os danos e afirmou que o impacto em seus clientes foi “limitado”. Outras operadoras que utilizam a rede de longa distância da SFR também foram afetadas.
Nicolas Guillaume, CEO da Nasca Group, dona da empresa ISP Netalis, disse acreditar que o dano foi “deliberado” e que ISPs atendendo tanto clientes quanto empresas foram impactados.
Imagens compartilhadas no X pelo CEO mostram cortes limpos nos cabos, sugerindo que os dutos onde os cabos são armazenados foram abertos deliberadamente.
- Leia também: Empresas adotam o Quiet Cutting, para deixar funcionários isolados e tristes e forçar demissão
Como o corte de cabos afeta a internet?
Embora bilhões de pessoas ao redor do mundo usem conexões sem fio, a espinha dorsal da internet é composta de cabos atravessando países e mares. Esta infraestrutura pode redirecionar automaticamente o tráfego para limitar interrupções, mas ainda é vulnerável a ataques. Políticos da UE pediram melhorias na segurança dessa infraestrutura.
A sabotagem recente não é a primeira a atingir cabos de internet na França. Em abril de 2022, cabos cruciais de internet ao redor de Paris foram deliberadamente cortados, causando interrupções significativas.
Na época, os cabos pareciam ter sido cortados cirurgicamente em três locais diferentes quase ao mesmo tempo.
Arthur PB Laudrain, pesquisador em diplomacia cibernética no King’s College London, afirmou que o incidente mais recente parece “menos sério” do que as interrupções de 2022.
Ele sugere que tais ações estão dentro das capacidades de grupos ultraesquerdistas ou ecologistas, mas não descarta a possibilidade de envolvimento ou incentivo de um ator estatal.