Decadência digital aponta que 40% de sites desapareceram da internet

Por Luciano Rodrigues
Decadência digital aponta que 40% de sites desapareceram da internet - Imagem: Dall-E

“O Print é eterno”, só que não. Sim, nem tudo que está online dura para sempre e uma prova disso é que quase 40% de todos os sites que estavam disponíveis há 10 anos são impossíveis de serem encontrados hoje. Além disso, 1/4 de todas as URLs que existiram entre 2013 e 2023 desapareceram completamente da internet, graças a um fenômeno chamado de “Decadência Digital”.

Os dados são alarmantes e revelam a fragilidade da memória digital. Tente acessar sites como clubpenguin.com, orkut.com.br, vine.com ou fotolog.com.br, para citar só alguns exemplos de sites que eram muito populares. A experiência é desoladora.

Decadência digital é o termo que os pesquisadores utilizam para descrever o encolhimento do mundo virtual, quando os links mais acessados de uma época simplesmente param de funcionar. Esse fenômeno afeta notícias, artigos da Wikipédia, sites do governo, tweets e redes sociais inteiras, funcionando como uma reciclagem do ambiente online.

A internet armazena as informações em servidores localizados em centros de dados ao redor do mundo. Esses servidores são basicamente computadores potentes que hospedam sites e guardam informações digitais. Quando você acessa um site, seu dispositivo se conecta a esses servidores para recuperar e exibir o conteúdo. No entanto, se um site não é mantido ou atualizado, ele pode ser removido desses servidores, resultando em links quebrados e conteúdos perdidos, classificado como decadência digital.

E muitas vezes nem é preciso muito tempo para que um site seja engolido pelo esquecimento. Por exemplo, 8% dos sites que estavam no ar no ano passado já não podem ser acessados. Além disso, 20% dos tweets desaparecem poucos meses após serem postados — seja porque a conta ficou privada, foi suspensa ou deletada.

Decadência digital pode ajudar na promoção de Fake News

O impacto desse desaparecimento é significativo, já que, com conteúdos antigos sumindo, fica mais difícil verificar informações e encontrar dados confiáveis.

A falta de evidências disponíveis aumenta as brechas para a divulgação de fake news sobre o passado. Mais de 2 milhões de artigos científicos, páginas de notícias antigas e até decisões da Suprema Corte dos EUA estão com o famoso ERROR 404: Page Not Found.

Esse fenômeno de decadência digital revela a fragilidade da memória digital e a necessidade de preservação do conteúdo online para futuras gerações. A internet, embora pareça permanente, está em constante transformação. A cada ano, milhões de páginas desaparecem, levando consigo pedaços importantes da história digital.

Para aqueles que buscam reviver memórias online, a realidade pode ser desanimadora. Portanto, é crucial entender e combater a decadência digital para manter a integridade e a disponibilidade da informação na era digital.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile