Epic Games lança Fab, mercado unificado de ativos digitais com renda de 25% a mais para desenvolvedores

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

O Fab, mercado digital da Epic Games projetado para reunir ativos digitais como ambientes e animações, está oficialmente no ar.

A empresa anunciou o lançamento da plataforma nesta terça-feira (22), destacando que sua criação é um passo significativo nos planos da Epic para facilitar o processo de aquisição de recursos digitais por desenvolvedores, com um olho no futuro do metaverso.

Anunciado pela primeira vez em março de 2023, o Fab combina as ofertas de outros mercados da Epic, como o Unreal Engine Marketplace, Sketchfab Store, Quixel e ArtStation Marketplace, unificando-os em um único espaço.

A plataforma visa fornecer a desenvolvedores e criadores de conteúdo uma solução simplificada para acessar materiais que ajudem no desenvolvimento de jogos e outras produções digitais.

Fab vai ter integração de plataformas como Roblox e Minecraft

Além de reunir esses mercados sob um único teto, a Epic está oferecendo uma participação de 88% nas receitas para produtos vendidos no Fab, a mesma porcentagem oferecida aos desenvolvedores na Epic Games Store.

Isso é significativamente mais do que os tradicionais 70% oferecidos em outras plataformas, o que pode atrair criadores que buscam uma maior participação nas vendas de seus ativos digitais.

Antes do lançamento oficial, a Epic já permitia que criadores preparassem seus produtos do Unreal Engine Marketplace e do Sketchfab para o Fab.

No entanto, a empresa informou que o ArtStation Marketplace continuará operando como de costume, com a possibilidade de os usuários migrarem seus conteúdos apenas em 2025.

Entre os próximos planos para a plataforma, a Epic Games pretende incluir suporte para ativos de outras plataformas populares como Roblox e Minecraft.

Além disso, a empresa reiterou que, em breve, será possível acessar os MetaHumans, personagens hiper-realistas criados pela Epic, diretamente no Fab.

Isso amplia ainda mais as possibilidades para desenvolvedores que buscam criar experiências imersivas e visualmente ricas.

Com o lançamento, a Epic Games dá mais um passo para consolidar seu ecossistema digital, oferecendo não apenas ferramentas de criação, mas também um marketplace robusto para comercializar e distribuir ativos digitais, mirando no futuro da criação digital e do metaverso.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile