Facebook marca maior número de usuários jovens em três anos

Por Luciano Rodrigues
Facebook marca maior número de usuários jovens em três anos - Imagem: Dall-E

O Facebook anunciou que alcançou uma grande conquista e conseguiu atingir a marca de 40 milhões de adultos entre 18 e 29 anos que usam a plataforma diariamente — o maior número em três anos.

Este resultado é fruto de um esforço estratégico para mudar a reputação da rede, que vinha sendo associada a uma plataforma para a geração mais velha.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre 2017 e 2018, houve uma migração significativa do público com mais de 55 anos para o Facebook, enquanto os jovens se voltavam para plataformas como Instagram e Snapchat, quando o TikTok ainda não tinha explodido em popularidade.

Hoje, a maioria do público do Facebook tem entre 25 e 34 anos, representando 31% dos usuários. Aqueles com idades entre 45 e 54 anos representam 12% do total de usuários. Em comparação, o TikTok tem a maioria do seu público na faixa etária de 10 a 19 anos, enquanto o Instagram conta com 32% de seus usuários na faixa de 18 a 24 anos.

Facebook segue tentando recuperar o público jovem

Para voltar a ser popular entre os jovens, o Facebook aprimorou seu algoritmo para estimular conteúdos personalizados e deu destaque a seções como marketplace, grupos e namoro, que se tornaram as preferidas da geração jovem.

A rede social também comemorou um marco importante em 2024, quando completou 20 anos de existência. Para se ter uma ideia da longevidade da plataforma, a primeira rede social surgiu em 1997.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esses esforços para rejuvenescer a base de usuários e renovar a imagem do Facebook parecem estar dando resultado. A movimentação da Meta para reconquistar a atenção dos jovens é uma resposta às mudanças no comportamento das novas gerações, que procuram por interações mais dinâmicas e personalizadas nas redes sociais.

Com as novas estratégias, o Facebook espera não só manter, mas também aumentar a sua base de usuários jovens, garantindo a relevância da plataforma em um cenário digital cada vez mais competitivo.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile