No evento Google for Brasil 2024, realizado nesta terça-feira (11) em São Paulo, o Google apresentou uma série de inovações focadas em inteligência artificial (IA), privacidade e capacitação tecnológica. Uma das principais novidades foi a ferramenta “Privacidade nos resultados sobre você”, anunciada por Royal Hansen, vice-presidente global de Privacidade e Segurança do Google.
A nova ferramenta permite que os usuários encontrem e removam informações pessoais, como endereços, e-mails e números de telefone dos resultados de busca do Google. Futuramente, será possível solicitar a remoção de dados oficiais de documentos de identificação, como CPF. Segundo Hansen, o Brasil será o primeiro país a receber esse recurso, reforçando o compromisso da empresa com a proteção dos dados dos usuários.
“Remover estas informações da Busca não as remove da internet, mas este é um passo importante para ajudar a proteger as pessoas online”, destacou Hansen durante o evento.
- Leia também: Spotify testa IA para anúncios personalizados
Como Solicitar a Remoção de Informações Pessoais no Google
O processo para solicitar a remoção é simples e pode ser realizado pelo aplicativo do Google. Basta clicar na foto da conta, selecionar “Privacidade nos Resultados sobre você” ou acessar a opção através dos três pontos ao lado dos resultados individuais na busca.
Após a solicitação, o Google verificará se as informações aparecem nos resultados e se há novos dados sobre o usuário. Esses dados ficarão disponíveis na guia “Resultados para analisar”, onde é possível fazer novas solicitações de remoção.
Para realizar o procedimento pelo computador, os usuários podem acessar diretamente o site goo.gle/resultsaboutyou.
Além das novidades sobre privacidade, o Google também anunciou novos recursos de segurança para dispositivos Android, que serão testados inicialmente no Brasil. Maia Mau, diretora de Marketing do Google Brasil, explicou que os novos recursos incluem a detecção de mudanças repentinas de direção do telefone, bloqueio automático da tela em caso de tentativa de roubo, “Bloqueio rápido remoto” e “Bloqueio de dispositivo off-line”.
Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário executivo da Justiça e Segurança Pública, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância do programa Celular Seguro, que será integrado com as novas funcionalidades do Android.
“O objetivo central desse programa é incorporar e integrar o sistema do Android, tornando-o uma verdadeira muralha de segurança eletrônica contra o furto de aparelhos”, afirmou o secretário.
O evento também destacou a integração de mais recursos de IA para os usuários do Workspace, especialmente no Gmail e no Google Docs. A ferramenta “Ajude-me a Escrever” gera e-mails e ajusta rascunhos com base em prompts fornecidos pelo usuário, facilitando tarefas como pedir feedbacks ou enviar apresentações para possíveis clientes.