Google lança Gemini Vids para criação de vídeos e novos modelos para Slides de olho nos usuários do pacote Office

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

O Google lançou nesta semana o Gemini Vids, um novo aplicativo alimentado por inteligência artificial que permite a criação rápida de vídeos usando apenas um prompt de texto.

Com funcionalidades avançadas, o Vids permite que os usuários gerem apresentações de vídeo com filmagens de estoque automáticas, roteiros e narrações de IA, ideal para transformar conteúdos como artigos de suporte ao cliente, vídeos de treinamento, anúncios internos e resumos de reuniões.

A novidade se soma aos modelos atualizados do Google Slides, que receberam opções projetadas profissionalmente para atender a uma ampla gama de necessidades empresariais.

O Gemini Vids, inicialmente acessível para organizações do Google Workspace, promete agilizar a criação de vídeos institucionais e treinamentos internos.

A ferramenta insere automaticamente filmagens e efeitos, além de oferecer recursos como a opção “Ajude-me a criar” e o teleprompter de leitura, que facilita a narração sem que o usuário precise gravar sua própria voz.

Atualmente, esses recursos de IA estão disponíveis apenas em inglês, e empresa alerta que poderão ser aplicadas restrições de uso a partir de 2026, em especial para as narrações automáticas.

Modelos no Google Slides visam atrair usuários do pacote Office

Simultaneamente ao lançamento do Vids, o Google atualizou a biblioteca de modelos do Slides, incluindo opções voltadas para diversos contextos corporativos e educacionais.

Entre os novos modelos, destacam-se opções para apresentações de vendas, roteiros de produtos, relatórios de livros e até jogos de equipe, ideais para empresas que buscam estimular a colaboração entre seus funcionários.

Os modelos, segundo o Google, foram “projetados profissionalmente” e trazem um design mais moderno, com o objetivo de tornar o Google Slides mais atrativo e funcional, especialmente para empresas que ainda dependem de softwares da Microsoft, como o PowerPoint.

Os novos modelos do Slides começaram a ser lançados para usuários do Gmail e de contas pagas do Workspace nesta semana, com previsão de finalização até o final de novembro.

A atualização está disponível para aqueles que utilizam o idioma “Inglês (Estados Unidos)”, e usuários com outros padrões regionais, como “Inglês (Reino Unido)” ou “Inglês (Austrália)”, ainda não terão acesso imediato.

A biblioteca ampliada de modelos pode ser acessada no Google Slides por meio da barra de ferramentas ou pelo menu “Inserir > Modelos”.

Ao selecionar um modelo, os usuários podem escolher entre inserir um único slide ou todos, permitindo a criação de apresentações temáticas e visualmente coesas.

 

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile