O Google anunciou a expansão do recurso “Help me write” para a versão web do Gmail, permitindo que os usuários escrevam e ajustem e-mails com o auxílio da inteligência artificial Gemini.
Inicialmente lançado para dispositivos móveis, o recurso agora aparece para os assinantes do Google One AI Premium e para aqueles que possuem o complemento Gemini no Workspace ao iniciarem um novo rascunho no Gmail.
Com a expansão para a web, o “Help me write” oferece suporte na criação de e-mails do zero ou no aprimoramento de mensagens já digitadas.
O recurso pode sugerir melhorias como formalizar, detalhar ou até mesmo encurtar uma mensagem, dependendo das necessidades do usuário.
Isso possibilita, por exemplo, que profissionais ajustem rapidamente o tom e o estilo de seus e-mails de acordo com o destinatário, seja em contextos formais ou informais.
Para facilitar ainda mais a experiência de edição, o Google introduziu um novo atalho específico para o comando “polir”, disponível em mensagens com mais de 12 palavras.
No Gmail para a web, ao clicar nesse atalho ou pressionar Ctrl + H, os usuários podem aprimorar rapidamente o conteúdo do e-mail.
Help me Write também foi aprimorado para o aplicativo móvel
Além da implementação na versão web, o Google também está promovendo mudanças no aplicativo Gmail para dispositivos móveis.
A opção “polir”, que substitui o antigo comando “Refinar meu rascunho”, agora aplica ajustes de maneira automática ao deslizar o atalho.
Em vez de visualizar várias opções para polimento, formalização ou expansão da mensagem, o usuário pode aplicar o ajuste diretamente, acelerando o processo de escrita.
Após essa primeira etapa, é possível refinar a mensagem ainda mais com outras ferramentas de IA integradas ao Gmail.
Segundo o Google, o lançamento da funcionalidade “Help me write” para a web e do novo atalho “polir” começou a ser liberada nessa terça-feira (29) e será implementado gradualmente para os usuários.