O Instagram anunciou nesta quinta-feira (17) uma série de novos recursos voltados para aumentar a segurança dos usuários, principalmente adolescentes, contra golpes de sextorsão, um tipo de fraude que tem crescido nas redes sociais.
Entre as principais mudanças, a plataforma agora impede que usuários façam capturas ou gravações de tela de fotos e vídeos enviados como conteúdo temporário em mensagens diretas (DMs).
Anteriormente, o Instagram permitia que os usuários capturassem imagens de conteúdo temporário, embora a pessoa que enviasse a mensagem fosse notificada sobre a captura de tela.
Com a atualização, se uma foto ou vídeo for enviado usando os recursos “ver uma vez” ou “permitir repetição”, a pessoa que recebe o conteúdo não poderá mais salvar ou capturar a tela de nenhuma maneira.
Além disso, o Instagram bloqueou a abertura desse tipo de conteúdo em desktops (algo que já ocorre no WhatsApp), para evitar que usuários contornem a nova política de segurança.
Instagram aumenta proteção para adolescentes e inicia campanha
Além das medidas relacionadas ao conteúdo temporário, o Instagram está introduzindo outras proteções para adolescentes.
A rede social, que pertence à Meta, já havia lançado as Contas para Adolescentes, que incluem medidas automáticas para limitar quem pode enviar mensagens diretas a usuários jovens e agora está dificultando ainda mais que contas suspeitas – especialmente as recém-criadas – possam solicitar seguir adolescentes.
Dependendo do nível de suspeita de uma conta, a solicitação de seguimento pode ser bloqueada completamente ou redirecionada para a pasta de spam do usuário.
Outro recurso focado na proteção dos adolescentes é o aviso de segurança em DMs, que alerta os jovens quando estão interagindo com alguém que pode estar localizado em um país diferente.
Essa medida foi implementada para combater golpes em que os fraudadores mentem sobre sua localização para ganhar a confiança das vítimas.
Contas suspeitas também terão seu acesso limitado às listas de seguidores e curtidas de adolescentes, dificultando que golpistas usem essas informações para chantagear ou manipular suas vítimas.
O Instagram também está implementando globalmente seu recurso de proteção contra nudez em DMs.
Lançado inicialmente em abril em fase de testes, a ferramenta desfoca automaticamente imagens que contêm nudez nas mensagens diretas e está ativada por padrão para usuários adolescentes.
Além disso, aqueles que tentarem enviar imagens de nudez receberão um alerta sobre os riscos envolvidos nesse tipo de comportamento.
Para fornecer suporte adicional aos usuários, o Instagram anunciou uma parceria com a Crisis Text Line nos Estados Unidos.
Agora, usuários que relatem problemas relacionados à segurança infantil ou sextorsão terão a opção de falar com um conselheiro de crise diretamente pelo aplicativo.
A rede social também está investindo em campanhas educativas, incluindo vídeos voltados para adolescentes nos EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá, que explicam como identificar golpes de sextorsão e o que fazer se forem vítimas.
O Instagram também está colaborando com influenciadores para promover esse conteúdo.
Essas mudanças ocorrem após críticas de legisladores de que grandes redes sociais, como o Instagram, não estavam fazendo o suficiente para proteger os jovens em suas plataformas.