Mastodon lança novos recursos para tentar superar X e Bluesky

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

O Mastodon, alternativa descentralizada ao X (antigo Twitter), lançou uma série de novos recursos para seus usuários, incluindo melhorias nas notificações, ferramentas aprimoradas de descoberta e um visual reformulado.

Essas mudanças, algumas já disponíveis em versões noturnas, foram agora lançadas oficialmente em uma versão estável, marcando um passo importante para a plataforma de código aberto.

Entre as principais novidades, está a introdução do agrupamento de notificações, que torna a experiência mais organizada.

Agora, em vez de receber múltiplas notificações para cada curtida ou compartilhamento de uma mesma postagem, os usuários verão um resumo que facilita o acompanhamento das interações.

O novo sistema também inclui filtros para notificações indesejadas, permitindo aos usuários maior controle sobre quem pode enviar notificações, incluindo opções para filtrar contas recentes ou menções privadas.

Mastodon foca em moderação e recomendações de perfis

O Mastodon também trouxe mudanças relacionadas à moderação, oferecendo mais transparência aos usuários, uma das grandes reclamações de usuários do X, por exemplo.

A plataforma vai notificar quando decisões de moderadores resultarem na perda de seguidores ou na impossibilidade de seguir outras contas de servidores diferentes.

Essa medida permite que os usuários exportem listas de perfis afetados por essas ações e acompanhem diretamente no aplicativo qualquer decisão que tenha impactado suas contas.

A rede social está aprimorando o processo de onboarding, com o objetivo de ajudar novos usuários a preencherem seus feeds com conteúdo relevante.

Para evitar que os novos inscritos terminem com feeds vazios, o Mastodon passará a exibir recomendações de perfis acima do primeiro post com mais de quatro horas no feed inicial.

Essas recomendações vão incluir perfis populares no idioma do usuário e aqueles seguidos por muitas pessoas conhecidas.

A plataforma também fornecerá mais transparência, informando o motivo da recomendação.

Além disso, o Mastodon lançou uma nova funcionalidade de visualização rápida de links. Agora, os usuários podem passar o mouse sobre o nome de uma conta e ver uma prévia do perfil, facilitando o processo de seguir ou deixar de seguir.

A interface da plataforma também passou por uma atualização visual, com mudanças na iconografia e na paleta de cores da versão web.

O compositor de postagens foi redesenhado para tornar o processo de criação mais intuitivo, permitindo que os usuários reorganizem mídias carregadas e visualizem como a postagem será exibida antes de compartilhar.

Por fim, o Mastodon está destacando escritores e jornalistas, com um novo recurso que permite bylines de autores clicáveis em postagens de links, facilitando o acesso aos perfis de jornalistas no fediverse e ampliando sua visibilidade.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile