Spotify quer desbancar YouTube, aumentando vídeos e faturando alto com anúncios

Por Luciano Rodrigues
Spotify quer desbancar YouTube, aumentando vídeos e faturando alto com anúncios - Imagem: Dall-E

O Spotify está intensificando seus esforços para se posicionar não apenas como uma plataforma de áudio, mas também como um player relevante no mercado de vídeos.

A estratégia da empresa já resultou em mais de 250 mil podcasts em vídeo em sua plataforma, um crescimento impressionante de 150% em relação a 2023.

A decisão de apostar em vídeos é estratégica. Recentemente, o Spotify perdeu para o YouTube o posto de plataforma mais popular para consumo de podcasts nos Estados Unidos, evidenciando a preferência do público por podcasts que incluem imagens.

Além disso, a empresa está de olho em um mercado gigantesco: os anúncios em vídeo, que representam uma oportunidade de receita significativa.

Os números do mercado reforçam essa tendência: Em 2024, mais de 3,3 bilhões de pessoas no mundo assistirão a vídeos no digital.

Além disso, 89% dos consumidores afirmam que desejam ver mais vídeos de marcas, e as pessoas têm 52% mais chances de compartilhar conteúdos em vídeo do que em qualquer outro formato.

Não é surpresa que 75% dos usuários assistam a vídeos curtos em seus celulares, o que torna o formato ainda mais atrativo para as marcas.

Para fortalecer seu argumento, o Spotify compartilhou dados de um estudo que mostram que seus anúncios em vídeo prendem a atenção dos usuários por duas vezes mais tempo do que os ads no Instagram, Reddit e TikTok.

Quando combinados com anúncios de áudio, a empresa afirma que a intenção de compra dos usuários aumenta em 27% e as vendas incrementais em 66% em comparação com apenas anúncios de áudio.

Spotify foca nos anúncios em vídeo para aumentar receita

A receita com anúncios do Spotify deve atingir US$ 2 bilhões em 2024, representando 12% do faturamento total da empresa.

No entanto, a meta é ambiciosa: alcançar 20% do faturamento com ads.

Comparando com o YouTube, que gerou US$ 8,6 bilhões em anúncios apenas no segundo trimestre de 2024, o Spotify ainda tem um longo caminho pela frente, mas o foco em vídeos pode ser o impulso necessário para fechar essa lacuna.

Com o aumento da demanda por conteúdo em vídeo e o potencial de crescimento no mercado de anúncios, o Spotify busca se tornar uma plataforma multimídia completa, aumentando sua relevância tanto para criadores quanto para anunciantes, principalmente rivalizando principalmente com o YouTube.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile