O Threads, plataforma desenvolvida pela Meta, revelou uma série de novos recursos nesta semana, focados em aprimorar a experiência do usuário, especialmente para quem utiliza a versão web.
As novidades incluem a capacidade de armazenar múltiplos rascunhos, reorganizar colunas na interface desktop e obter insights detalhados sobre o público que visualiza e interage com as postagens.
Em comemoração ao primeiro aniversário do lançamento da versão web do Threads, ocorrido em agosto de 2023, a empresa decidiu expandir suas funcionalidades.
Entre os destaques, está a possibilidade de salvar até 100 rascunhos por conta, recurso inicialmente testado em fevereiro deste ano e disponibilizado para todos os usuários em março.
Essa funcionalidade permite que os usuários gerenciem melhor suas postagens, preparando conteúdos com antecedência e armazenando-os para futuras publicações.
Outro recurso significativo é a nova tela de Insights do usuário, ferramenta que oferece dados detalhados sobre quem está interagindo com as postagens, incluindo informações sobre idade, gênero e localização.
Além disso, os usuários poderão ver o número total de visualizações e interações, separadas por seguidores e não seguidores, oferecendo uma compreensão mais aprofundada sobre o alcance de suas publicações.
Na interface desktop, o Threads aprimorou sua visualização multicolunas, similar ao TweetDeck, permitindo aos usuários fixar diferentes tipos de conteúdo, como pesquisas, postagens curtidas, e atividade recente.
Agora, os usuários podem reorganizar essas colunas, exceto pela coluna “Para você”, que permanece fixa na primeira posição à esquerda.
Com novos recursos, Threads busca se aproximar do X, seu principal concorrente
Adicionalmente, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou que a empresa está planejando lançar um recurso de pós-agendamento, permitindo ainda mais flexibilidade para os criadores de conteúdo na plataforma.
Apesar das atualizações e dos novos recursos, o Threads ainda testa algumas funcionalidades, como uma experiência de multifeed no iOS com um grupo seleto de usuários.
Desde o seu lançamento, o Threads tem visto um crescimento constante, atingindo recentemente a marca de 200 milhões de usuários ativos mensais.
Apesar disso, ainda fica atrás do X (antigo Twitter), seu principal concorrente, que conta com mais de 600 milhões de usuários mensais, segundo dados de maio de 2024 divulgados por Elon Musk.