TikTok Music vai de ‘arrasta pra cima’ e será encerrado em novembro

Por Luciano Rodrigues
TikTok Music vai de 'arrasta pra cima' e será encerrado em novembro - Imagem: Dall-E

A ByteDance anunciou o fechamento de seu serviço de streaming TikTok Music, com a data oficial marcada para 28 de novembro deste ano.

O serviço estava disponível em países como Brasil, Indonésia, Austrália, Cingapura e México.

Segundo comunicado no site do TikTok Music, os usuários terão até essa data para continuar utilizando o serviço, e suas assinaturas serão canceladas automaticamente após o encerramento.

Os assinantes do TikTok Music têm até 28 de outubro para transferir suas playlists para outros serviços de streaming como Spotify, Apple Music ou Amazon Music.

Solicitações de reembolso poderão ser feitas até o dia do encerramento oficial, em 28 de novembro.

A ByteDance explicou que a decisão de encerrar o serviço está alinhada com o foco da empresa em fortalecer o papel do TikTok na promoção de músicas em outras plataformas, favorecendo artistas, compositores e a indústria musical como um todo.

Ole Obermann, chefe global de desenvolvimento de negócios musicais do TikTok, afirmou que o fechamento permitirá que a empresa concentre esforços em parcerias estratégicas com grandes plataformas de música.

TikTok Music surgiu a partir do Resso, primeiro no Brasil

O TikTok Music nasceu do Resso, uma plataforma de streaming lançada inicialmente na Índia e Indonésia em 2019.

Após o banimento do Resso na Índia, a ByteDance renomeou o serviço para TikTok Music no Brasil e Indonésia, com expansões subsequentes para Cingapura, Austrália e México.

Embora a plataforma tenha sido popular em mercados selecionados, ela não conseguiu uma expansão global significativa, o que pode ter influenciado na decisão de encerrar o serviço.

O TikTok tem se mostrado um ponto de partida importante para o lançamento de artistas e descoberta musical, com muitos artistas ganhando relevância global através da plataforma.

No entanto, a relação entre o TikTok e a indústria musical tem sido marcada por desafios.

No início deste ano, o Universal Music Group retirou seu catálogo do TikTok devido a disputas sobre royalties, mas ambas as partes eventualmente chegaram a um acordo em março.

Além disso, os planos de expansão internacional do TikTok Music podem ter sido afetados pelos desafios regulatórios enfrentados pela ByteDance, que está em meio a discussões sobre uma possível proibição do TikTok nos Estados Unidos, o que também pode ter impactado as perspectivas de crescimento do serviço de streaming.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile