O ProtonVPN, em uma publicação no X, divulgou que, a partir de hoje e até o dia das eleições municipais para prefeituras e para câmaras de vereadores, disponibilizará VPN de graça para brasileiros.
No post, o ProtonVPN informa que a decisão busca garantir que todos os brasileiros possam desfrutar de forma livre e irrestrita das informações que circulam na rede. Assim, a empresa busca por meios de atuar de forma preventiva contra tentativas de interferências nos processos eleitorais e, sobretudo, campanhas de desinformação.
Também no blog do ProtonVPN, em uma notícia de 6 de março e atualizada em 5 de agosto, a empresa trata da sua decisão de apoiar irrestritamente eleitores de todo o mundo. Para tanto, concede acesso gratuito ao serviço de VPN, sobretudo em países com histórico de censura ou de interferência política em processos eleitorais.
O dia segue aquecido para o X no Brasil. No último dia 19, Elon Musk, por meio da rede social, informou que designou um representante legal para a operação do X no Brasil.
No entanto, sem que fosse oficiado, Alexandre de Moraes determinou que até hoje, dia 20, às 21h29, precisamente, sejam apresentados documentos da Junta Comercial que comprovem a nomeação dos representantes citados por Elon Musk.
Caso a celeuma ainda persista, sem nomeação oficial de representantes no Brasil, o X seguirá bloqueado para quem não utiliza qualquer serviço de VPN.
Alternativa para acessar o X: VPN de graça por meio do ProtonVPN
Para que seja possível utilizar o ProtonVPN de graça, basta que o interessado faça seu cadastro. Ao identificar que o IP é brasileiro – vale lembrar para desativar qualquer outro serviço de VPN ativo –, o ProtonVPN passa a deixar de implicar em cobrança no processo de cadastro do usuário.
É possível baixar o VPN em seu smartphone ou computador. A partir disso, então, será possível modificar o endereço de IP de sua origem, determinando outra localidade para acessar o X ou qualquer outro conteúdo limitado no Brasil.
Além do acesso a qualquer página, quem baixa o ProtonVPN também pode utilizar os serviços de:
- Roteamento alternativo;
- Protocolos inteligentes contra censura;
- Protocolo VPN Stealth, que disfarça a conexão VPN;
- VPN Accelerator.
Assim, por meio de todos esses serviços, o ProtonVPN faz um gesto importante, sobretudo, à liberdade de utilização da Internet, além de sinalizar que as redes figuram como importantes meios de trocas que preservam democracias.
No entanto, vale sempre informar das decisões judiciais anteriores, que determinam a utilização do VPN para pesquisas, trabalho e não como ferramenta para propagação de discursos de ódio.