O YouTube TV pode em breve permitir que todos os usuários continuem ouvindo o áudio de seus programas de TV favoritos mesmo com a tela do telefone bloqueada.
De acordo com um comunicado da empresa ao The Verge, o Google confirmou que está “experimentando” a reprodução em segundo plano no YouTube TV. Tal como você pode imaginar, é algo que muitos usuários aguardavam há tempos.
Esse recurso foi descoberto inicialmente por usuários do Reddit há algumas semanas, conforme relatado pelo 9to5Google. De acordo com o usuário, foi possível continuar ouvindo o áudio do YouTube TV, mesmo depois de enviarem o aplicativo para segundo plano no celular.
Eles relataram que conseguiram continuar acompanhando o áudio de eventos, como jogos esportivos, enquanto realizavam outras tarefas com o telefone bloqueado ou em segundo plano.
Reprodução em segundo plano no YouTube TV ainda é limitada a grupo de teste
A reprodução em segundo plano é um recurso que já existe no YouTube Premium. No entanto, para utilizá-la, é preciso pagar. Mas, pagando, assinantes podem continuar ouvindo o áudio de vídeos enquanto o aplicativo roda em segundo plano ou a tela está desligada.
No entanto, até agora, isso não estava disponível para o serviço de TV ao vivo da plataforma. Quando os usuários saíam do aplicativo YouTube TV, o vídeo pausava automaticamente, interrompendo também o áudio.
O YouTube TV, que custa quase R$ 400 (US$ 72,99) por mês nos EUA, inclui anúncios, ao contrário da assinatura premium do YouTube, que remove anúncios e habilita o recurso de reprodução em segundo plano.
Allison Toh, gerente de comunicações de produtos do YouTube, confirmou que o recurso está sendo testado para um grupo limitado de usuários nos sistemas Android e iOS.
Segundo ela, durante o experimento, os usuários podem bloquear o telefone enquanto assistem ao YouTube TV e o áudio continuará tocando. A reprodução é automática e é preciso pausar o vídeo antes de bloquear a tela, caso o usuário não queira continuar ouvindo.
Por enquanto, a empresa não divulgou informações sobre o lançamento do recurso para o público geral, e Toh não comentou se há um cronograma previsto para isso.