Brasil é o maior mercado de jogos da América Latina e 3º maior no mundo

Por Cássio Gusson
Brasil é o maior mercado de jogos da América Latina. Foto: Dall-e

O Brasil já representa o maior mercado de jogos da América Latina e 3º maior no mundo, atrás apenas de EUA e China, é oque mostram dados recentes da Statista sobre o mercado gamer no mundo. A pesquisa relata ainda que esse mercado deverá ultrapassar 447 bilhões de dólares em 2024 e segue com projeções de um trilhão de dólares em 2032.

A venda de PCs, laptops e periféricos, que corresponde ao segmento dos hardwares, se manteve como responsável por pouco mais de um terço da receita do mercado de jogos eletrônicos desde ao menos 2019 e deve ocupar a mesma proporção até ao menos 2029.

“Percebemos que caiu a lacuna que existia entre as vendas de consoles e PCs e que existe muito espaço para crescimento neste segmento”, explica Igor Coelho, gerente de informática do Grupo Fujioka. A previsão é que o mercado de PCs e laptops voltados para jogos atinja mais de 75 bilhões de dólares de receita até 2029 (Statista).

Outra pesquisa que acaba de ser lançado pela Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) mergulha no dinâmico setor de jogos do Brasil e aponta oportunidades estratégicas que temos na crescente indústria global de videogames.

Segundo a Pesquisa Games Brasil 2024, 73,9% dos brasileiros são gamers, um aumento de 3,8% em relação ao ano anterior. Dentre esses jogadores, 85,4% consideram os games uma de suas principais formas de entretenimento. O smartphone é a plataforma preferida, utilizado por 48,8% dos gamers, seguido por consoles (21,7%) e PCs (22,6%)​ (The Enemy)​.

Brasil no mercado gamer

A pesquisa da Abragames destaca que a maioria dos gamers brasileiros é de origem negra, com 52,3% dos jogadores se declarando pretos ou pardos. Em termos de gênero, os homens representam 74,2% dos profissionais na indústria de desenvolvimento, enquanto a presença feminina caiu de 29,8% em 2022 para 24,3%​ (Drops de Jogos)​.

No entanto, o setor administrativo/financeiro das desenvolvedoras é majoritariamente feminino, com 28% de participação contra 24% masculina.

Em termos regionais, 56% dos estúdios de desenvolvimento de jogos estão concentrados na região Sudeste, seguida pelo Sul (20%), Nordeste (16%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%). O estudo também revelou que o faturamento da indústria brasileira de games atingiu US$ 251,6 milhões em 2022.

Metade das desenvolvedoras que atuam no mercado internacional obtiveram mais de 70% de seu faturamento do exterior, com os Estados Unidos e a América Latina sendo os principais mercados​.

A Unity é a engine mais utilizada pelos desenvolvedores brasileiros, empregada por 80% dos estúdios. A Unreal Engine, por outro lado, aumentou sua presença de 23% para 25%. Os serviços de UI/UX e design de níveis têm se destacado, mostrando um aumento na busca por esses serviços entre os parceiros internacionais​.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile