Disney e Epic Games unem forças para criar universo dos sonhos dos fãs conectado ao Fortnite

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

A Disney e a Epic Games estão prestes a transformar o universo dos jogos com uma nova parceria que promete integrar algumas das franquias mais amadas do mundo em um “universo persistente” conectado ao Fortnite.

O anúncio feito em fevereiro gerou grande expectativa entre os fãs da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e outras franquias, mas novos detalhes revelados no Unreal Fest em Seattle dão uma ideia mais clara do que está por vir.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esse universo digital, segundo os executivos da Epic Games, será interoperável com o Fortnite, permitindo que os jogadores transitem entre experiências de jogo sem sair do ecossistema da Epic.

Saxs Persson, vice-presidente executivo da Epic Games, destacou a visão da empresa:

A Disney quer um espaço onde todas as suas franquias possam coexistir, mas dentro de um ecossistema que já construímos. Queremos que a transição entre Fortnite e o universo Disney seja perfeita para os jogadores.

De acordo com Persson, os jogadores poderão acessar esse novo universo tanto pelo Fortnite quanto diretamente pela plataforma da Disney, mas ambos estarão conectados por uma mesma infraestrutura de “armários” cosméticos e social.

Isso significa que os itens comprados ou conquistados, como roupas e acessórios, serão utilizáveis em qualquer uma das plataformas, criando uma experiência coesa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora ainda não se saiba exatamente como isso funcionará na prática, o conceito promete um nível de interoperabilidade raro no mundo dos games.

Para a Disney, a parceria com a Epic Games é mais do que estratégica. A empresa já possui uma forte presença no Fortnite, com personagens da Marvel e Star Wars sendo disponibilizados como skins jogáveis há anos.

Essa colaboração permite que a Disney continue expandindo sua influência no metaverso sem precisar criar um novo concorrente direto para o Fortnite. Além disso, a Disney investiu mais de R$ 82, bilhões (US$ 1,5 bilhão) na Epic, o que solidifica ainda mais essa colaboração a longo prazo.

Disney: Limitações e expectativas

Apesar do entusiasmo em torno do projeto, algumas restrições serão aplicadas e nem todos os personagens poderão participar de todas as atividades dentro desse universo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Persson explicou que marcas como Lego, que também têm uma colaboração com o Fortnite, impõem limites sobre o que seus personagens podem fazer no jogo.

Isso significa que, por exemplo, um personagem como Mickey Mouse provavelmente não empunhará uma arma em um cenário de batalha.

No entanto, personagens de franquias mais adequadas a um público maduro, como os heróis da Marvel e os protagonistas de Star Wars, continuarão tendo papéis mais amplos dentro do Fortnite.

A inclusão recente de personagens como Sr. Incrível, Malévola e Capitão Gancho também indica que a Disney planeja explorar uma grande variedade de suas propriedades intelectuais nesse novo universo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A data de lançamento desse “universo persistente” ainda não foi anunciada, mas o entusiasmo por parte dos executivos da Epic Games sugere que o desenvolvimento está avançando rapidamente.

Persson concluiu:

Essa é uma daquelas parcerias que você só pode sonhar em ter. É tudo o que os fãs da Disney sempre quiseram.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile