ByteDance avalia megainvestimento em data center no Ceará

  • ByteDance negocia data center de até 1 GW no Ceará.
  • Pecém vira alvo estratégico por energia e cabos submarinos.
  • Brasil se posiciona como novo polo global de data centers.

A ByteDance, controladora do TikTok, está avaliando um grande investimento em um data center no Ceará, no Brasil. A empresa chinesa pretende aproveitar a abundante energia eólica do Nordeste para fortalecer suas operações no Hemisfério Ocidental.

De acordo com a Reuters, Três fontes próximas às negociações informaram que a ByteDance discute uma parceria com a Casa dos Ventos, especializada em geração de energia renovável. O projeto inicial prevê um data center de 300 megawatts (MW), mas existe a possibilidade de expansão para até 900 MW em uma segunda etapa. Outra fonte afirmou que a demanda futura pode se aproximar de 1 gigawatt, um dos maiores projetos do tipo na América Latina.

Se confirmado, o investimento colocaria o Brasil como um pilar estratégico das operações da ByteDance fora da Ásia. Em fevereiro, a companhia já havia anunciado R$ 50 bilhões (US$ 8,8 bilhões) em investimentos em data centers na Tailândia para os próximos cinco anos, reforçando a aposta global no crescimento da infraestrutura de dados.

Pecém desponta como novo hub de data centers no Brasil

O interesse no Complexo Portuário do Pecém, no Ceará, não é coincidência. A região combina fatores estratégicos, como, por exemplo, a proximidade de estações de cabos submarinos, essenciais para transmissão de dados internacionais, e alta concentração de energia renovável, que reduz a pegada de carbono dos grandes centros de processamento.

Segundo fontes, a Casa dos Ventos já solicitou a conexão de seu projeto de data center à rede nacional. Porém, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) inicialmente rejeitou o pedido, alegando risco de instabilidade na rede elétrica devido à alta demanda prevista. Agora, o Ministério de Minas e Energia estuda medidas para aumentar a capacidade da rede e viabilizar novos projetos de tecnologia de alto consumo energético.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em comunicado oficial, de acordo com a publicação da Reuters, a Casa dos Ventos disse estar comprometida em transformar o Porto do Pecém em um polo de inovação tecnológica e transição energética.

A empresa também destacou que desenvolve o maior projeto de hidrogênio verde do país, em paralelo à construção do data center.

Nem o TikTok nem o Ministério de Minas e Energia comentaram oficialmente sobre as negociações. A ByteDance também não respondeu aos pedidos de esclarecimento.

O Pecém é uma região localizada no município de São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará, no Nordeste do Brasil. Ela é mais conhecida pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), um dos maiores e mais modernos complexos industriais e logísticos do país.

Compartilhe:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile