Google ‘doidão’ emite falso alerta de terremoto no Brasil

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

s

  • Sistema de alerta do Android gera pânico com falso terremoto.
  • Defesa Civil nega aviso, e Google investiga ocorrido.
  • Usuários relatam susto e questionam a precisão do alerta

Na madrugada desta sexta-feira (14), usuários de smartphones Android relataram um alerta de terremoto inesperado. A notificação, atribuída à Defesa Civil, causou pânico e deixou dúvidas sobre sua autenticidade. Mas tudo não passou de uma confusão de um recurso do Google.

Moradores de São Paulo e Rio de Janeiro receberam o alerta por volta das 2h20 da manhã, com a informação sobre um terremoto de magnitude 5,5 com epicentro a 55 km de Ubatuba, no litoral paulista.

O aviso surpreendeu muitos, já que tremores nessa região são extremamente raros. Nas redes sociais, vários usuários relataram susto e preocupação ao receberem a mensagem.

A Defesa Civil de São Paulo, cerca de 40 minutos depois, negou ter emitido qualquer alerta e informou que não houve registros de tremores na região.

O Centro de Sismologia da USP também afirmou que nenhum terremoto ocorreu no estado durante a madrugada. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora terremotos globalmente, também não detectou nenhuma atividade sísmica na área.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E o terremotos que só o Google viu?

O Google, que anunciou uma nova tecnologia para turbinar o Maps no Brasil, confirmou que está investigando o caso, mas destacou que seu sistema de alertas para Android funciona por meio de acelerômetros presentes nos smartphones. Esses sensores são capazes de detectar vibrações, e, caso vários aparelhos identifiquem o mesmo padrão, um alerta é enviado.

O sistema oferece dois tipos de notificações: uma discreta, que respeita as configurações de volume e não perturbe, e outra mais invasiva, que liga a tela e emite um som alto para emergências graves. No alerta recebido em SP e RJ, o Google também indicava medidas de segurança, como uso de sapatos, verificação de vazamentos de gás e evitar construções danificadas.

A Defesa Civil emitiu Nota Oficial, com publicação em suas redes sociais, explicando que utiliza os seus canais oficiais para informações. Além disso, o órgão também esclareceu que o alerta foi emitido pelo Google.

 

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile