Itaú, Bradesco, Santander e Caixa vão revelar estratégias de migração para a nuvem

Por Cássio Gusson
Itaú, Bradesco, Santander e Caixa vão revelar estratégias de migração para a nuvem. Foto: dall-e

Grandes bancos do Brasil, como Itaú, Bradesco, Santander e Caixas, vão revelar estratégias de migração de serviços para nuvem, segundo revelou um comunicado da Febraban. Parte destas estratégias será divulgada no Febraban Tech, evento promovido pela organização e que é um dos maiores do Brasil em tecnologia no setor financeiro.

Segundo a Febraban, o setor financeiro é pioneiro no país em investimento em tecnologia e, no quadro atual de digitalização de serviços, a migração para a nuvem da estrutura de TI passou a ser uma decisão estratégica. Inovação, agilidade e flexibilidade demandadas pelos clientes, além da competição, direcionam os bancos a optarem por soluções baseadas em nuvem.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A pesquisa “Febraban de Tecnologia Bancária 2024”, realizada pela Deloitte, revela que 79% dos bancos pretendem aumentar seus investimentos em cloud neste ano. Decisões estratégicas como essa serão discutidas por especialistas do setor na trilha temática “Agilidade, eficiência e custo como metas na multiplicação da nuvem” do Febraban Tech.

Mediado por Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban, um dos painéis da trilha será “Enfim o banco movido a nuvem?”, com a participação de Cíntia Scovine Barcelos, diretora-executiva de Tecnologia do Bradesco; Ricardo Contrucci, CTO do Santander Brasil; e Fábio Napoli, diretor de TI/CTO do Itaú Unibanco, que acontecerá em 26 de junho, às 14h45, no Auditório Febraban – Cinza.

Bancos investem em tecnologia

No debate estarão questões como a adaptação dos bancos à nova realidade e novos caminhos para o crescimento de receitas, redução de custos e ganho de flexibilidade a partir de serviços como Open Finance, embedded loans, APIs e Banking as a Service (BaaS). Ao adotar soluções baseadas em nuvem, os bancos podem se beneficiar de uma maior escalabilidade, permitindo adaptar-se rapidamente às mudanças de mercado e às demandas dos clientes.

No mesmo dia (26 de junho), às 16h, no auditório Cinza, o destaque da FEBRABAN TECH 2024 será o painel “Multicloud híbrida, a aceleração da inovação e a busca de talentos”, com Suzan Barreto, sócia da PwC Brasil; Cesar Lima Piau, gerente-executivo da Caixa, e Diuliana França, diretora de Serviços Cloud B2B da Embratel; com moderação da jornalista Cristina de Luca.

Aqui, o impulso da Inteligência Artificial é o tema que envolve a adoção de uma multicloud híbrida para que os bancos tenham uma base sólida para integrar novas tecnologias, criar ecossistemas eficientes orientados por API e proporcionar uma excelente experiência aos clientes. Mas, será que isso é verdade? Esse é um dos questionamentos levantados por Suzan.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile