- Netflix reformula interface da TV com foco em usabilidade.
- Blocos interativos exibem prévias e dados sem sair da tela.
- Nova aba “Minha Netflix” facilita acesso a conteúdos salvos.
A Netflix começou a testar uma nova interface para TVs, redesenhando sua tela inicial para tornar a navegação mais fluida e a experiência do usuário mais intuitiva.
A principal novidade está na forma como os títulos são apresentados. Blocos interativos que se expandem ao toque do controle remoto, revelando sinopse, gênero, ano de lançamento e número de episódios. Assim, ao manter o cursor sobre um filme ou série, o sistema automaticamente reproduz uma prévia, sem que o usuário precise navegar até o topo da tela.
A ideia, de acordo com Pat Flemming, diretor sênior de produto da Netflix, é reduzir o esforço visual dos assinantes.
Muitas vezes vemos assinantes fazendo ginástica com os olhos enquanto exploram a experiência em casa. Queríamos mesmo que os assinantes tivessem mais facilidade para descobrir se um título é o ideal para eles.
Netflix redesenha menu
Além disso, a Netflix também reposicionou o menu de navegação, antes localizado à esquerda, para o topo da tela. Agora, as opções incluem Busca, Tela Inicial, Séries, Filmes e Minha Netflix, esta última já conhecida dos usuários de dispositivos móveis e que oferece acesso rápido aos conteúdos salvos ou assistidos recentemente.
Com essa atualização, a Netflix remove abas como “Novos e Populares” e “Minha Lista” do menu principal. Embora categorias ainda possam ser acessadas pela aba de busca. Para abrir o novo menu superior, basta pressionar o botão “Voltar” do controle remoto, sem a necessidade de subir até o topo da tela.
A empresa testará a nova interface com um grupo seleto de assinantes em smart TVs e dispositivos de streaming, antes de decidir por uma expansão mais ampla. Flemming afirmou que, se os resultados forem positivos, a plataforma deve lançar a atualização globalmente nos próximos meses.
A reformulação acontece em um momento em que a Netflix amplia seu catálogo de conteúdo, incluindo eventos esportivos ao vivo. Além disso, tem investido em jogos e também na criação de conteúdo popular, como numa série live action de Caverna do Dragão.