-
- Strava usa IA para prever tempos em distâncias populares de corrida.
- Recurso se atualiza automaticamente com base nos treinos recentes.
- Estimativas ajudam atletas a alinhar ritmo, treino e metas pessoais.
O Strava, plataforma de monitoramento de atividades físicas usada por milhões de atletas no mundo todo, anunciou o lançamento do Performance Predictions. O novo recurso oferece estimativas personalizadas de tempo e ritmo-alvo para distâncias clássicas de corrida. A princípio, está disponível apenas para assinantes.
A novidade chega para facilitar o planejamento de treinos e provas, oferecendo previsões realistas com base no histórico recente de corridas do usuário , com percursos como 5 km, 10 km, meia maratona (21 km) e maratona (42 km). De acordo com a empresa, “O recurso elimina as suposições do planejamento do dia da corrida”. O objetivo é dar aos atletas uma ferramenta prática para treinar de forma mais clara, monitorar a evolução e ganhar confiança ao perseguir recordes pessoais.
Strava conta com IA que aprende com cada passada
O Performance Predictions utiliza um modelo de aprendizado de máquina que considera mais de 100 pontos de dados do usuário. A inteligência artificial também cruza informações com o desempenho de atletas com perfis semelhantes, criando previsões adaptáveis, que se atualizam automaticamente após cada treino ou período de descanso.
Além disso, a ferramenta permite que os corredores verifiquem se estão dentro do ritmo desejado, ajustem o plano de treinamento e monitorem a evolução ao longo do tempo — tudo isso em tempo real, com base no nível de condicionamento mais atual.
Os dados e estimativas foram disponibilizados nessa última terça-feira (22), na aba “Progresso” do aplicativo Strava, exclusivamente para assinantes. A empresa já havia indicado que 2025 traria avanços voltados a melhorar o acompanhamento e o desempenho dos usuários — e o novo recurso reforça esse compromisso.
O Strava segue como a plataforma mais usada por corredores e atletas amadores em mais de 185 países. Dessa forma, ao combinar análise de dados com as características de rede social, o app transforma cada treino em um passo mais próximo do objetivo.