A Apple está introduzindo um novo recurso de segurança infantil que permitirá às crianças reportar diretamente à empresa o recebimento de fotos ou vídeos contendo nudez.
De acordo com informações do The Guardian, a Apple analisará o conteúdo recebido e, caso necessário, encaminhará as mensagens às autoridades competentes.
A funcionalidade faz parte de uma atualização do recurso Communication Safety, que já utiliza tecnologia de varredura no dispositivo para detectar imagens impróprias enviadas via Mensagens, AirDrop ou Contact Poster.
O Communication Safety desfoca automaticamente qualquer foto ou vídeo que contenha nudez antes que o destinatário tenha a chance de visualizá-los.
Além disso, o recurso oferece opções como o envio de uma mensagem a um adulto, a consulta de recursos de apoio ou o bloqueio do contato que enviou o conteúdo inadequado.
Com a expansão em andamento, a Apple planeja adicionar uma nova camada de segurança, permitindo que os usuários enviem um relatório completo à empresa.
Essa atualização, atualmente em fase de testes na Austrália, está prevista para chegar com o iOS 18.2.
O processo de denúncia inclui a criação de um relatório detalhado, que abrange não apenas as imagens ou vídeos com nudez, mas também as mensagens trocadas imediatamente antes e depois do conteúdo recebido.
O relatório incluirá ainda as informações de contato das contas envolvidas e dará ao usuário a oportunidade de preencher um formulário descrevendo a situação.
Além da Apple, Google também tem recurso similar
Além de analisar os relatórios, a Apple poderá tomar medidas como bloquear o envio de iMessages por determinados usuários ou, em casos mais graves, encaminhar as informações para as autoridades policiais.
A Apple ainda não forneceu uma declaração oficial sobre o tema e ainda não há uma data exata para o lançamento global do recurso.
Em 2021, a Apple anunciou um conjunto de funcionalidades que incluíam a possibilidade de escanear a biblioteca de fotos do iCloud de um usuário em busca de material de abuso sexual infantil.
No entanto, após uma forte reação de defensores da privacidade, a empresa decidiu adiar o lançamento dessa funcionalidade e, eventualmente, abandonou os planos de escanear as imagens armazenadas no iCloud no final de 2022.
Outras empresas de tecnologia também estão implementando medidas similares para aumentar a segurança dos usuários menores de idade.
Nesta semana, o Google anunciou a expansão de seu próprio sistema de varredura no aplicativo de mensagens Android, introduzindo um “Aviso de Conteúdo Sensível”.
Esse recurso desfoca automaticamente imagens contendo nudez e oferece opções de ajuda. Assim como o novo recurso da Apple, a ferramenta do Google será ativada por padrão para usuários com menos de 18 anos.