Na última quarta-feira (10), o Banco Central (BC) emitiu um comunicado para alertar sobre um vazamento de dados vinculados a chaves Pix cadastradas na 99Pay, ocorrido entre 26 de junho e 2 de julho deste ano.
A investigação do BC revelou que o vazamento envolveu informações cadastrais relacionadas a 39.088 chaves Pix da 99Pay, com exposição de dados como o nome do usuário, números de CPF com parte dos dígitos ocultos, agência e número de conta.
Felizmente, senhas, detalhes de movimentações financeiras e outros dados sensíveis não foram comprometidos.
“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, ressaltou o BC em seu comunicado.
Apesar de os dados vazados não permitirem a movimentação direta de recursos, eles podem ser utilizados em tentativas de golpes e, por essa razão, o Banco Central emitiu um alerta sobre o incidente, destacando a importância da vigilância dos usuários.
Este é o 11º vazamento de dados envolvendo chaves Pix desde que a modalidade foi introduzida em 2021, sendo que seis deles ocorreram ou foram revelados em 2024.
Mesmo que o vazamento da 99Pay não envolva um grande número de clientes, o BC informou que:
“Foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”.
- Leia também: Primeiro aeroporto para carros voadores já tem data de inauguração e será no interior de São Paulo
99Pay garantiu que nenhum dado sensível foi exposto
Em comunicado à imprensa, a 99Pay informou que o vazamento afetou um número muito pequeno de usuários, correspondente a apenas 0,0003% de sua base de clientes. A empresa enfatizou que nenhum dado sensível foi exposto.
“A 99Pay informa que, lamentavelmente, dados associados a um número reduzido de chaves Pix foram indevidamente acessados em um incidente recente de segurança, já sanado. Não foi exposto nenhum dado sensível, como senhas, informações de transações, saldos financeiros ou qualquer outra informação sigilosa bancária, não acarretando, portanto, em perdas financeiras de qualquer tipo”, declarou a empresa.
A 99Pay já entrou em contato com os usuários afetados para oferecer esclarecimentos e apoio.
Além disso, os demais usuários que tiveram seus dados acessados serão notificados exclusivamente através do aplicativo, e-mail ou internet banking da instituição financeira responsável.
A empresa reafirmou seu compromisso com a segurança e privacidade dos dados, além do combate às fraudes digitais, mantendo seus canais oficiais de atendimento à disposição para responder dúvidas e orientar os usuários.
A 99Pay é uma carteira digital vinculada ao aplicativo de transportes 99. Além de suportar o Pix, a plataforma oferece serviços de pagamento, linhas de crédito e outros recursos financeiros.