A Apple revelou os primeiros detalhes sobre o próximo grande lançamento do iOS, seu sistema operacional para iPhone, durante a WWDC 2024, que começou nesta segunda-feira (10). Como esperado, Inteligência Artificial será o foco do iOS 18.
O CEO da Apple, Tim Cook, disse estar entusiasmado com a introdução de novos recursos de inteligência, com a expectativa de que eles inspirem os desenvolvedores, encantem os usuários e tornem as plataformas ainda mais inteligentes e úteis do que nunca.
A Apple também confirmou a integração do ChatGPT ao Siri e outras interações do sistema.
Antes de abordar a IA, a Apple apresentou novos recursos de personalização. Os ícones agora podem ser dispostos de maneira personalizada na tela inicial, permitindo que as fotos de fundo não sejam ocultadas.
Os ícones podem ser personalizados com diferentes cores, e o Control Center também recebeu uma atualização significativa, permitindo mais opções de edição e personalização.
A nova versão do iOS traz um conjunto robusto de APIs para o Control Center, permitindo que desenvolvedores terceirizados criem atalhos e bloqueios de tela personalizados.
Aplicativos podem agora ser bloqueados individualmente, exigindo autenticação via Face ID, Touch ID ou senha para desbloqueio e ocultando-os dos resultados de busca, o que é importante para os novos recursos de IA.
As mensagens também estão recebendo uma atualização importante e agora é possível reagir às mensagens com qualquer emoji ou adesivo, e o suporte ao RCS foi adicionado, aprimorando o protocolo SMS com mais funcionalidades.
No aplicativo Mail, novas categorias ajudarão a organizar e-mails promocionais e boletins informativos, enquanto uma nova visualização de resumo destacará os e-mails mais relevantes.
O Calendário terá integração opcional com Lembretes, e a carteira digital ganhará funcionalidades adicionais, como reembolsos via toque.
O Journal, aplicativo de registro pessoal, e o modo de jogo, que melhora o desempenho do dispositivo, também receberão atualizações.
O aplicativo Fotos será reformulado, proporcionando uma experiência unificada e mais intuitiva de navegação e organização de imagens.
iOS ganha um novo sistema de IA
Um dos maiores destaques do iOS 18 é o Apple Intelligence, o novo “sistema de inteligência pessoal” da Apple, que será integrado a todas as plataformas da empresa.
Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple revelou o entusiasmo da Apple.
“Estamos tremendamente entusiasmados com o poder dos modelos generativos. Essas ferramentas executam uma vasta gama de tarefas usando o conhecimento mundial, mas sabem pouco sobre você ou suas necessidades.”
O Apple Intelligence permitirá que o iPhone compreenda idiomas e imagens no dispositivo, realizando ações com base no contexto pessoal do usuário.
Começando com um novo sistema de notificação, o iPhone priorizará notificações mais importantes e poderá ocultar notificações automaticamente com o novo modo de foco inteligente.
A inteligência da Apple também auxiliará na escrita em diversos aplicativos, resumindo textos e gerando respostas automáticas.
No Mail, as pré-visualizações de e-mails serão reescritas para resumir o conteúdo, e no aplicativo Fotos, a edição será aprimorada com novas ferramentas de limpeza baseadas em IA.
O Siri também será atualizado, capaz de realizar centenas de novas ações e interagir com o usuário de maneira mais eficiente, incluindo integração com o ChatGPT alimentado pelo modelo GPT-4.