A Apple planeja destacar os novos recursos de inteligência artificial do iOS 18 na WWDC 2024, a Worldwide Developers Conference, que é a conferência anual da Apple destinada a desenvolvedores de software, marcada para 10 a 14 de junho.
O sistema da Apple deve incluir ferramentas de IA em diversos aplicativos, como Safari, Fotos e Notas, além de melhorias na Siri e nas notificações.
O jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, diz que, no entanto, as novidades podem não ser tão impressionantes quanto as lançadas por concorrentes como Google, Microsoft e OpenAI.
Project Greyhound da Apple
As ferramentas estão sendo tratadas internamente na Apple como Project Greyhound, segundo Gurman, que acompanha as informações da empresa.
Entre as novas funcionalidades, o iOS 18 trará resumos de mensagens e notificações, transcrição de gravações de áudio, edição de imagens, sugestões de respostas e melhorias no Safari e no Spotlight. A Siri também será atualizada e emojis poderão receber customizações criadas com IA generativa.
As ferramentas de IA poderão rodar tanto nos dispositivos quanto nos servidores da Apple, dependendo das demandas de cada tarefa.
Gurman destaca que o código presente nos dispositivos determinará onde o processamento será executado. No entanto, é possível que a capacidade de executar tarefas localmente esteja disponível apenas para as duas gerações mais recentes de iPhone, iPad e Mac.
A Apple considera apresentar esses recursos como “beta” ou “preview” para se proteger contra possíveis erros ou controvérsias. Outras empresas, como Google e sua funcionalidade experimental de resumos gerados por IA, adotaram abordagens semelhantes. A própria Siri foi lançada como beta em 2011, seguindo a mesma estratégia.
Além disso, a Apple decidiu não lançar um chatbot próprio, uma vez que está abaixo das concorrentes nesse campo. Em vez disso, a empresa fechou uma parceria com a OpenAI para oferecer essa funcionalidade.
Por outro lado, as recentes polêmicas envolvendo a OpenAI, como a imitação da voz da atriz Scarlett Johansson e a demissão e readmissão de Sam Altman, levantaram preocupações na Apple. Por isso, a empresa também está considerando uma parceria com o Google para disponibilizar o Gemini como opção futura.