Apple vai destacar IA no iOS 18 em conferência anual

Por Luciano Rodrigues
Apple vai destacar IA no iOS 18 em conferência anual - Imagem: Dall-E

A Apple planeja destacar os novos recursos de inteligência artificial do iOS 18 na WWDC 2024, a Worldwide Developers Conference, que é a conferência anual da Apple destinada a desenvolvedores de software, marcada para 10 a 14 de junho.

O sistema da Apple deve incluir ferramentas de IA em diversos aplicativos, como Safari, Fotos e Notas, além de melhorias na Siri e nas notificações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, diz que, no entanto, as novidades podem não ser tão impressionantes quanto as lançadas por concorrentes como Google, Microsoft e OpenAI.

Project Greyhound da Apple

As ferramentas estão sendo tratadas internamente na Apple como Project Greyhound, segundo Gurman, que acompanha as informações da empresa.

Entre as novas funcionalidades, o iOS 18 trará resumos de mensagens e notificações, transcrição de gravações de áudio, edição de imagens, sugestões de respostas e melhorias no Safari e no Spotlight. A Siri também será atualizada e emojis poderão receber customizações criadas com IA generativa.

As ferramentas de IA poderão rodar tanto nos dispositivos quanto nos servidores da Apple, dependendo das demandas de cada tarefa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Gurman destaca que o código presente nos dispositivos determinará onde o processamento será executado. No entanto, é possível que a capacidade de executar tarefas localmente esteja disponível apenas para as duas gerações mais recentes de iPhone, iPad e Mac.

A Apple considera apresentar esses recursos como “beta” ou “preview” para se proteger contra possíveis erros ou controvérsias. Outras empresas, como Google e sua funcionalidade experimental de resumos gerados por IA, adotaram abordagens semelhantes. A própria Siri foi lançada como beta em 2011, seguindo a mesma estratégia.

Além disso, a Apple decidiu não lançar um chatbot próprio, uma vez que está abaixo das concorrentes nesse campo. Em vez disso, a empresa fechou uma parceria com a OpenAI para oferecer essa funcionalidade.

Por outro lado, as recentes polêmicas envolvendo a OpenAI, como a imitação da voz da atriz Scarlett Johansson e a demissão e readmissão de Sam Altman, levantaram preocupações na Apple. Por isso, a empresa também está considerando uma parceria com o Google para disponibilizar o Gemini como opção futura.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile