Capa personalizada para playlists é novo recurso que Spotify está testando

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

O Spotify anunciou uma nova funcionalidade que permite que seus usuários criem capas personalizadas para suas playlists, mas, por enquanto, apenas em versão beta e disponível para usuários que falam inglês em 65 mercados, incluindo tanto membros gratuitos quanto assinantes.

Com esse novo recurso, a empresa busca aumentar a interatividade e dar aos usuários mais controle sobre a personalização de suas playlists, tornando a experiência de curadoria de músicas mais visualmente envolvente.

A nova ferramenta foi desenvolvida com a colaboração de artistas renomados, como Ugly Primo, que desenhou a capa do álbum Un Verano Sin Ti de Bad Bunny, e Cey Adams, conhecido por seu trabalho em álbuns e logotipos de artistas como The Notorious BIG e Beastie Boys.

Esses artistas criaram uma série de adesivos exclusivos, que podem ser adicionados às imagens, ampliando as possibilidades de personalização.

Como funciona a criação de capas personalizadas no Spotify

Para usar a nova funcionalidade, os usuários devem abrir uma playlist que tenham criado, tocar no botão de três pontos e selecionar “Criar capa”.

O criador de capas oferece uma experiência robusta de edição, permitindo que o usuário faça colagens com camadas, aplique efeitos variados e ajuste o tamanho e a orientação das imagens.

Além disso, há a opção de adicionar os adesivos personalizados fornecidos pelo Spotify, que foram desenvolvidos exclusivamente para essa ferramenta.

Nesta fase beta, ainda não é possível editar as imagens após terem sido salvas, nem salvar rascunhos para continuar a edição mais tarde.

Essa abordagem criativa contrasta com a de outros serviços de streaming de música, como o YouTube Music, que lançou no ano passado um recurso semelhante, que usa inteligência artificial para gerar capas baseadas em temas e prompts predefinidos.

O Spotify, no entanto, optou por uma experiência mais manual e interativa, na qual os usuários têm total liberdade para criar algo único e pessoal, usando suas próprias imagens e uma seleção de elementos visuais criados por artistas.

A novidade também representa um esforço contínuo do Spotify para se destacar em meio à crescente concorrência no mercado de streaming musical.

A ferramenta está sendo lançada gradualmente e, dependendo da localização, pode ser necessário fechar e reabrir o aplicativo para que o recurso apareça.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile