Xingar muito no Windows 11: Sistema operacional vai liberar palavrões na digitação por voz

    • Nova configuração do Windows 11 libera palavrões na digitação por voz.
    • Surface Pen recebe função para automatizar ações com um clique.
    • Recursos estão disponíveis para participantes do Windows Insiders.

A Microsoft começou a testar uma nova opção no Windows 11 que promete mais liberdade para quem usa a digitação por voz. O sistema permitirá desativar o filtro de palavrões, liberando os usuários para xingar à vontade, sem substituições por asteriscos.

A novidade já está disponível para os participantes do programa Windows Insiders nos canais Dev e Beta. Além disso, o recurso inclui uma nova configuração, que permite escolher entre censurar palavrões, substituindo-os por asteriscos, ou digitá-los normalmente, como qualquer outra palavra.

Os usuários aguardavam muito a mudança, de acordo com a própria Microsoft:

Temos o prazer de responder aos principais comentários dos clientes sobre digitação por voz, lançando uma nova configuração que permite controlar o filtro de palavrões. Com essa configuração ativada, a digitação por voz continuará filtrando palavrões, mascarando-os com asteriscos, como já fazia. Com a configuração desativada, a digitação de palavrões será feita como qualquer outra palavra.

Assim, atualização visa oferecer uma experiência mais fiel à fala real dos usuários, respeitando a escolha de cada um.

Nova função “Clique para Fazer” no Windows 11 para Surface Pen

Além da novidade na digitação por voz, a Microsoft também trouxe uma atualização importante para quem utiliza a Surface Pen, caneta digital da Microsoft para dispositivos da linha Surface. O novo recurso, chamado “Clique para Fazer”, já começou a ser implementado. Ele permite executar ações rápidas no Windows 11 com um simples toque no botão da caneta, como resumir um texto ou remover objetos de imagens.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essa funcionalidade busca otimizar o fluxo de trabalho, agilizando tarefas que antes exigiam múltiplos comandos. Segundo a Microsoft, o objetivo é “tornar a interação com o conteúdo mais fluida e inteligente”.

Atualmente, esses recursos ainda estão em fase de testes. A expectativa é que eles cheguem para todos os usuários do Windows 11 nos próximos meses, após a finalização dos ajustes baseados no feedback dos participantes do Windows Insiders.

Além disso, a Microsoft está testando um novo menu totalmente repaginado para o Windows 11. De acordo com as informações, será a maior mudança visual desde o lançamento oficial do sistema em 2021.

Compartilhe:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile