Apple lança Share Item Location, recurso para compartilhamento de localização de AirTags

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

Com o lançamento do beta público do iOS 18.2, a Apple introduziu uma novidade importante para quem utiliza AirTags: o recurso Share Item Location.

A ferramenta, agora disponível dentro do aplicativo Buscar, permite que usuários compartilhem a localização de um AirTag perdido com outras pessoas, como, por exemplo, companhias aéreas.

Assim, ao perder uma bagagem equipada com um AirTag, o proprietário pode gerar um link de compartilhamento, enviá-lo para a companhia aérea, e permitir que ela acompanhe a localização em tempo real.

O novo recurso é ativado ao gerar um link Compartilhar Localização do Item no app Buscar. Com esse link, a pessoa ou empresa destinatária poderá visualizar a localização do item em um mapa interativo que mostra os movimentos do AirTag em tempo real, além de exibir a data e a hora da última atualização.

Esse rastreamento contínuo será atualizado automaticamente toda vez que o AirTag for movimentado, tornando o processo de recuperação muito mais eficiente para o proprietário e para a companhia aérea.

Como funciona o Share Item Location

Ao compartilhar o link com alguém, essa pessoa acessará o mapa interativo, permitindo maior precisão no rastreamento do item perdido.

Esse novo recurso traz um diferencial importante, pois ao mesmo tempo em que facilita a recuperação de objetos, oferece privacidade ao usuário.

A Apple esclareceu que o recurso será desativado automaticamente após o item ser encontrado ou expirará automaticamente após sete dias.

O proprietário também poderá interromper o compartilhamento manualmente a qualquer momento.

O Share Item Location estará disponível na maioria das regiões como parte do iOS 18.2 beta.

Para quem ainda não possui o beta, a Apple planeja lançar essa atualização para todos os usuários de iPhone X ou posterior nas próximas semanas.

Paralelamente ao lançamento, a Apple fechou parcerias com mais de 15 companhias aéreas, incluindo grandes nomes como Delta, United, Virgin Atlantic e Lufthansa, que aceitarão links de AirTags perdidos de forma segura.

A SITA, empresa especializada em rastreamento de bagagens, também irá integrar o Share Item Location ao seu sistema, o que deve tornar a recuperação de bagagens extraviadas um processo mais eficiente e seguro nos aeroportos.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile