Avião 100% elétrico deve fazer primeiro vôo em 2028

Por Cássio Gusson
Avião elétrico perto de se tornar realidade. Foto: Dall-e

A aviação está prestes a entrar em uma nova era com o desenvolvimento de aviões totalmente elétricos. A startup sueca Heart Aerospace anunciou que seu avião híbrido-elétrico ES-30 deve realizar seu primeiro voo em 2028. Este marco promete revolucionar o setor aeronáutico, oferecendo uma alternativa mais sustentável e eficiente em termos de custos operacionais.

A Heart Aerospace, fundada em 2021, inicialmente apresentou o modelo ES-19, um avião elétrico de curto alcance com capacidade para 19 passageiros. Contudo, o projeto evoluiu para o ES-30, que acomoda até 30 passageiros e possui uma configuração híbrida-reserva. Este design permite que o avião opere exclusivamente com baterias em voos curtos, enquanto dois turbo geradores a combustível de aviação podem ser utilizados para aumentar o alcance em viagens mais longas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ES-30, equipado com quatro motores elétricos de hélice, é capaz de percorrer até 200 km (124 milhas) usando apenas as baterias projetadas pela BAE Systems. Quando os turbo geradores entram em ação, o alcance pode ser estendido para 400 km (249 milhas). Com uma carga reduzida de 25 passageiros e suas bagagens, o avião pode alcançar até 800 km (497 milhas).

Uma das principais vantagens do ES-30 é a redução significativa das emissões de carbono em comparação com os aviões tradicionais movidos a combustíveis fósseis. Além disso, o modelo elétrico promete diminuir os custos operacionais e de manutenção, sendo também muito mais silencioso. Isso permitirá que o ES-30 opere em pistas curtas de 1.100 metros (3.609 pés), facilitando o acesso a comunidades pequenas e aeroportos menores em grandes cidades.

Avião elétrico

O desenvolvimento do ES-30 recebeu um forte apoio financeiro, com a Heart Aerospace arrecadando US$ 145 milhões de parceiros renomados, incluindo United Airlines, Air Canada, Saab, o Conselho Europeu de Investimento e o Mesa Air Group. Até o momento, a empresa possui pedidos firmes para 250 aeronaves, além de direitos de compra para mais 120 aviões e cartas de intenção para outros 191.

Em maio, a Heart Aerospace anunciou a abertura de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Los Angeles, visando acelerar o desenvolvimento do ES-30 e outras tecnologias inovadoras no setor de aviação elétrica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile