Fontes revelaram à Reuters que a Amazon está desenvolvendo óculos inteligentes, com o codinome Amelia, para facilitar as rotas de entrega dos motoristas em sua rede logística. O dispositivo, segundo as informações, poderá guiar entregadores por rotas precisas até os destinos finais, oferecendo instruções detalhadas em uma pequena tela incorporada.
O Amelia, com tecnologia é baseada nos Echo Frames, modelo de óculos inteligentes da própria Amazon, forneceria navegação passo a passo, liberando os entregadores do uso de dispositivos portáteis de GPS e permitindo que carreguem mais pacotes ao mesmo tempo.
A tecnologia tem potencial para economizar segundos preciosos ao fornecer direções exatas dentro de prédios e ao redor de obstáculos, como portões e animais.
Considerando os milhões de pacotes entregues diariamente, esse tempo economizado se torna relevante para os custos de logística.
A iniciativa da Amazon também reflete a pressão para reduzir despesas na “última milha” da entrega, especialmente em meio à crescente concorrência do Walmart, que está investindo em e-commerce e oferecendo novos incentivos para entregadores independentes.
Desafios técnicos e logísticos para o Amelia
Apesar do potencial do projeto Amelia, fontes relatam que os óculos enfrentam dificuldades técnicas, incluindo problemas com a duração da bateria, que precisa aguentar um turno completo de oito horas sem causar desconforto aos motoristas.
Outro desafio envolve a coleta de dados detalhados sobre ruas, calçadas e entradas residenciais, o que pode levar anos.
Ainda assim, a Amazon parece estar determinada a explorar a tecnologia como uma possível solução para otimizar a fase final da entrega.
Os óculos, que podem tirar fotos dos pacotes como prova de entrega para os clientes, representariam uma alternativa mais avançada do que as tecnologias atuais.
No mês passado, a Amazon lançou scanners para vans de entrega, que iluminam os pacotes corretos com um holofote verde, agilizando o processo e reduzindo o tempo gasto pelos entregadores ao buscar os pacotes em cada parada.
A Amazon também enfrenta o desafio de convencer seus motoristas a usarem o dispositivo, especialmente considerando o desconforto potencial e a necessidade de integrar o uso dos óculos com óculos corretivos, comuns entre muitos motoristas.
No entanto, como parte de sua força de trabalho de entregas é composta por empresas terceirizadas, a Amazon pode estabelecer o uso dos óculos como uma exigência contratual.
Os Echo Frames, óculos vestíveis para o consumidor final lançados pela Amazon e inspiração para o Amelia, tiveram vendas modestas até o momento, com menos de 10 mil unidades vendidas no último ano, segundo as fontes.
A nova tecnologia ainda está em desenvolvimento, mas uma futura geração desses óculos com tela embutida está prevista para lançamento em 2026, sinalizando que a Amazon ainda enxerga o potencial desse segmento.