Conheça tecnologias dos Jogos Olímpicos de Paris que podem tornar França um hub tecnológico

Por Luciano Rodrigues
Conheça tecnologias com IA dos Jogos Olímpicos de Paris, que podem tornar França um hub tecnológico - Imagem: Dall-E

O desenvolvimento da inteligência artificial e de tecnologias emergentes na França deve ser impulsionado pelos Jogos Olímpicos de Paris, conforme aponta o relatório divulgado pela Allianz Research.

O estudo “Olympic Games: The economics of hosting the biggest sporting event in the world” analisa os impactos dos Jogos Olímpicos em diversos setores da economia e tecnologias como “digital twinning” e o Sistema de Suporte à Julgamento (JSS) são algumas das inovações que devem transformar os jogos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A tecnologia “digital twinning” permite simular posições de câmeras, movimentos do Sol e reflexos de luz, facilitando a construção de locais olímpicos de maneira mais eficiente.

O JSS, uma tecnologia avançada baseada em IA, utilizará imagens tridimensionais para analisar movimentos de atletas em competições de ginástica, proporcionando uma avaliação mais precisa sem substituir os juízes humanos.

Adicionalmente, o Serviço de Transmissão Olímpica empregará IA para melhorar a experiência do espectador, utilizando drones e realidade aumentada para fornecer vistas únicas das vilas dos atletas e legendas em tempo real.

Na segurança, tecnologias avançadas serão implantadas para monitorar mídias sociais e utilizar vigilância aprimorada por IA para detectar comportamentos anormais, objetos abandonados e emergências médicas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos de Paris podem alavancar o uso de IA na França

O Comitê Olímpico Internacional e a cidade de Paris estão focados em garantir a segurança durante os Jogos, empregando essas inovações tecnológicas de maneira que aumentem a segurança urbana na França a longo prazo, enquanto mantêm a privacidade dos cidadãos.

Os especialistas da Allianz Research acreditam que os impactos das Olimpíadas vão além do evento, posicionando a França como um potencial hub tecnológico global.

A exposição pode atrair talentos e investimentos, replicando histórias de sucesso de startups como Mistral AI e Dust.

Atualmente classificada em sétimo no Índice de Prontidão Governamental para IA da Oxford Insights, a França tem uma oportunidade única de se destacar no cenário mundial de tecnologia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Allianz Trade, com sede em Paris, está presente em mais de 50 países e é líder global em seguros de crédito comercial, enfatiza a importância dessas inovações e o potencial impacto econômico dos Jogos Olímpicos.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile