Los Angeles vai ter táxi aéreo da Archer Aviation na Copa do Mundo de 2026

Por Luciano Rodrigues
Copa do Mundo de 2026, em Los Angeles, deve contar com taxi aéreo da Archer Aviation - Imagem: Dall-E

A Archer Aviation, empresa especializada no desenvolvimento de veículos elétricos de decolagem e pouso verticais (eVTOLs), está propondo a criação de uma rede de táxi aéreo em Los Angeles (EUA), planejada para entrar em operação a partir de 2026, antes do início da Copa do Mundo.

A Copa do Mundo seria um teste fundamental para outros grandes eventos nos anos seguintes, como o Super Bowl de 2027 e as Olimpíadas de 2028, e se apresenta como uma das opções de soluções eficazes de mobilidade.

A Archer Aviation anunciou recentemente uma série de vertiportos em locais estratégicos de Los Angeles, incluindo o Aeroporto Internacional de Los Angeles, Santa Monica, Hollywood Burbank, Van Nuys, Long Beach e o Condado de Orange.

Um dos projetos mais ambiciosos é o vertiport que será construído no SoFi Stadium, em parceria com a Kroenke Sports & Entertainment e o time de futebol americano LA Rams.

Este vertiport será um ponto central durante os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e deve estar operacional até 2026.

Segundo Nikhil Goel, diretor comercial da Archer, a maioria dos vertiportos já está em fase avançada de preparação.

Los Angeles, de acordo com Goel, possui uma infraestrutura de aviação subutilizada, com inúmeros helipontos em telhados que não são aproveitados e a Archer planeja utilizar essas instalações existentes, necessitando apenas de ajustes para a infraestrutura de recarga e instalações para passageiros.

Archer planeja expandir para outras cidades e até países

A Archer também está em processo de expansão para outras cidades e mercados internacionais.

O plano inclui o lançamento de operações em São Francisco, Miami, Nova York, Abu Dhabi e Dubai, começando já em 2025.

Para isso, a empresa está focada na produção em larga escala de suas aeronaves Midnight eVTOL, desenvolvidas para transportar quatro passageiros a até 150 milhas por hora, com um tempo de carregamento inferior a 10 minutos entre voos.

Além de construir sua unidade de produção na Geórgia, em parceria com a montadora Stellantis, a Archer está em fase de obtenção das certificações necessárias da Administração Federal de Aviação (FAA) para garantir que suas aeronaves atendam a todos os padrões de segurança regulatórios.

Com mais de 233 voos de teste realizados até o momento, a empresa planeja um lançamento gradual em Los Angeles em 2026, com a expansão progressiva das rotas e o aumento da frota.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile