Donald Trump afirma que se eleito vai contratar Elon Musk como conselheiro político

Por Cássio Gusson
Donald Trump afirma que se eleito vai contratar Elon Musk como conselheiro político. Foto: Dall-e

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando contratar o bilionário Elon Musk como conselheiro político, caso reconquiste a Casa Branca nas eleições de novembro. A informação foi divulgada pelo Wall Street Journal nesta quarta-feira,  29, citando fontes próximas às negociações.

De acordo com o Wall Street Journal, Trump e Musk discutiram formas para que o CEO da Tesla, SpaceX e da plataforma de mídia social X, tenha “contribuição formal e influência” nas políticas econômicas e de segurança fronteiriça dos EUA.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essas conversas também envolveram o investidor bilionário Nelson Peltz e abordaram o financiamento de um “projeto baseado em dados para prevenir a fraude eleitoral”.

O jornal informou que Musk tem uma campanha em andamento para convencer líderes empresariais a não apoiarem o atual presidente democrata, Joe Biden, que derrotou Trump nas eleições de 2020 e busca um segundo mandato. Representantes de Trump e Musk não responderam imediatamente aos pedidos de comentários, assim como a equipe de campanha de Biden.

Elon Musk na Casa Branca

Em março, após uma reunião com Trump na Flórida, Musk afirmou que não doaria dinheiro nem para Trump nem para Biden. Em vez disso, ele pretende “usar sua influência para ajudar a derrotar Biden, galvanizando o apoio de aliados influentes”, segundo uma fonte próxima ao bilionário. Musk acusou Biden, sem apresentar provas, de permitir intencionalmente que migrantes cruzem a fronteira entre os EUA e o México.

Elon Musk também criticou publicamente as políticas de Biden sobre imigração, veículos elétricos e tarifas. Apesar dessas críticas, Musk não fez qualquer endosso formal na disputa de novembro, e Trump mencionou não saber se conta com o apoio do bilionário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O porta-voz da campanha de Trump, Brian Hughes, afirmou ao Wall Street Journal que apenas Trump decidirá “que papel um indivíduo desempenha em sua presidência”, indicando que as negociações ainda estão em curso e que nenhum papel formal foi definido para Musk até o momento.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile