Google Play Store lança novos recursos com IA, suporte para jogos múltiplos e leitura de mangá

Por Luciano Rodrigues
Google Play Store lança novos recursos com IA, suporte para jogos múltiplos e leitura de mangá - Imagem: Dall-E

Nessa quarta-feira (24), o Google revelou uma série de novos recursos para sua Play Store, visando incentivar os usuários a interagir mais com a loja de aplicativos e não apenas utilizá-la para downloads.

Entre as novidades, destacam-se comparações de aplicativos com tecnologia de IA, categorias organizadas automaticamente, hubs dedicados a tópicos específicos, controles de personalização de dados e suporte para jogar múltiplos games de dispositivos móveis em PCs.

O recurso de comparação de aplicativos é impulsionado pelo modelo Gemini AI do Google, permitindo que os usuários comparem aplicativos em categorias semelhantes com facilidade.

Quando um usuário pesquisa por um aplicativo para uma tarefa específica, como edição de fotos, a IA sugere várias opções, cada uma com uma descrição destacando seus principais recursos.

Outro destaque é o novo recurso de Coleções, que ajuda os usuários a encontrar conteúdo relevante a partir dos aplicativos mais usados.

Disponível inicialmente para usuários nos EUA, o recurso organiza automaticamente os aplicativos em sete categorias: Comida, Jogo, Ouvir, Ler, Comprar, Social e Assistir.

Os usuários agora têm mais controle sobre como os dados associados a um aplicativo específico são usados pelo Google Play.

Através do perfil, na seção “Personalização no Play”, os usuários podem desativar a personalização de recomendações e anúncios baseados nos dados de atividade dos aplicativos.

Essas mudanças visam oferecer uma experiência mais transparente e personalizada, respeitando a privacidade do usuário.

Por fim, o Google está aprimorando a experiência de jogos no PC com o Google Play Games, permitindo que os usuários joguem dois jogos móveis simultaneamente em duas janelas separadas.

Durante uma demonstração, o Google mostrou o Clash of Clans e o Speedstorm lado a lado, ilustrando como os jogadores podem gerenciar múltiplos jogos de maneira eficiente.

Hub Comics dedicado aos fãs de mangá, mas por enquanto só no Japão

Além disso, o Google está introduzindo “Espaços com Curadoria”, começando com um hub dedicado a quadrinhos chamado “Comics”, focado em títulos de mangá e anime para usuários no Japão.

Posicionado no topo da tela entre “For You” e “Top Charts”, o novo espaço oferece aos usuários japoneses acesso a uma vasta gama de conteúdos, incluindo títulos de mangá e anime, eventos ao vivo, trailers e muito mais.

Para tornar o espaço “Comics” mais atrativo, o Google fez parcerias com grandes provedores, como a editora Kodansha, conhecida por títulos populares como “Attack on Titan”.

Os usuários podem visualizar amostras de mangás diretamente na loja de aplicativos, permitindo a leitura de quadrinhos sem a necessidade de baixar aplicativos adicionais.

Além disso, a aba Comics inclui transmissões ao vivo relacionadas a mangás e animes, trailers de lançamentos futuros, escolhas de editores e análises de especialistas.

De acordo com a Grand View Research, o mercado global de mangá foi estimado em US$ 13,69 bilhões em 2023. No Japão, os principais aplicativos de mangá na Google Play Store incluem Piccoma, Line Manga, Mechacomi e Jump+, além do Magapoke, de propriedade da Kodansha, que possui cerca de 20 milhões de instalações.

Atualmente, o hub Comics está disponível apenas para usuários no Japão e o Google planeja lançar mais espaços com curadoria no futuro.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile