iOS 18 já está disponível, com foco em personalização, mas ainda sem Apple Intelligence

Por Luciano Rodrigues
iOS 18 já está disponível, com foco em personalização, mas ainda sem Apple Intelligence - Imagem: Dall-E

A Apple lançou nessa segunda-feira (16) o iOS 18, a mais recente versão de seu sistema operacional para iPhones. Embora a empresa tenha destacado avanços em inteligência artificial durante a divulgação do novo sistema, a funcionalidade do Apple Intelligence ainda não está disponível neste lançamento.

Segundo informou, a ferramenta será integrada ao iOS 18.1, inicialmente nos EUA, com uma expansão gradual para outros mercados nos próximos meses.

A versão 18.0 traz um foco claro em personalização, oferecendo aos usuários mais controle sobre a interface do iOS.

Entre os destaques estão os ícones personalizáveis e a opção de reorganizá-los livremente na tela inicial. O novo design atrai especialmente a Geração Z, que já demonstrou grande interesse por ícones personalizados em versões anteriores do sistema. Desenvolvedores de aplicativos também poderão lançar seus próprios ícones personalizados para explorar ainda mais essa funcionalidade.

Outra mudança significativa é a atualização no Centro de Controle, que agora oferece maior personalização e organização.

O painel passou a incluir quatro páginas padrão focadas em música, favoritos, controles de conectividade e funções da casa inteligente. Os usuários podem ajustar o layout do painel, adicionando ou removendo páginas conforme necessário.

Além disso, o iOS 18 permite que os usuários troquem os atalhos da tela de bloqueio por aplicativos de sua escolha, como substituir o aplicativo de câmera padrão por uma opção de terceiros.

A questão da privacidade continua sendo uma prioridade, e o iOS 18 permite que os usuários bloqueiem aplicativos individuais com Face ID, Touch ID ou senha, além de ocultá-los da tela inicial. Esse recurso visa proporcionar maior controle sobre a privacidade dos usuários.

App Fotos recebeu mudanças significativas e Apple Intelligence só nos próximos meses

O aplicativo Fotos foi redesenhado para melhorar a navegação e organizar melhor os conteúdos, embora algumas críticas tenham surgido quanto à usabilidade da nova interface.

O novo app tem pastas diferentes, com mudanças que não agradaram 100% dos usuários mesmo na fase beta. Uma rejeição agora que foi liberado para todos, pode resultar em um retorno ao modelo anterior ou mudanças para atender reclamações.

Outro recurso aguardado é o suporte ao RCS, que finalmente permitirá a troca de mídia de alta qualidade entre dispositivos Android e iPhone.

Embora o iOS 18 traga várias melhorias, muitos usuários estão aguardando pela Apple Intelligence, que promete avanços em IA e uma série de novas funcionalidades.

A expectativa é que esses recursos cheguem na versão 18.1 e ofereçam ferramentas de escrita, resumos de e-mails e melhorias em fotos.

Segundo a Apple, ele chegará nos próximos meses, primeiro para os usuários nos EUA e gradativamente para os demais países.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile