O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Enylson Camolesi, anunciou importantes mudanças para a modernização da Certificação Digital no Brasil. A principal delas é a priorização do certificado digital em nuvem, considerado por Camolesi como o futuro da autenticação digital.
O anúncio foi feito durante o evento Soluti Partners 2024, realizado pelo Grupo Soluti em Goiânia (GO).
O ITI, principal órgão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), planeja descontinuar os certificados digitais do tipo A1, instalados diretamente no computador do usuário, a partir de março de 2029.
A substituição pelos certificados em nuvem, que permitem autenticações e assinaturas digitais a partir de qualquer dispositivo, como smartphones e tablets, busca simplificar processos e aumentar a segurança.
Camolesi destacou a segurança e praticidade:
“O certificado digital em nuvem é muito mais seguro do que um A1, por exemplo, e faz muito mais sentido no mundo de hoje. O smartphone está mais do que popularizado entre nós, e todo mundo tem um celular para poder acessar um certificado em nuvem. Então, o ITI acredita que o certificado digital em nuvem é o futuro, e vamos caminhar em direção a isso. Poder acessar um certificado a partir de qualquer dispositivo, na palma da mão e com mobilidade total, é muito importante para os negócios”, destacou .
Certificação digital faz parte de recursos para aumentar segurança
Durante sua fala, Camolesi parabenizou o Grupo Soluti pelo desenvolvimento do Bird ID, um dos modelos mais inovadores e seguros de certificado em nuvem disponíveis no mercado.
Ele destacou a importância da coleta de biometria para aumentar a segurança e a popularidade do certificado digital, essencial para o pleno desenvolvimento da cidadania digital no Brasil.
Vinicius Sousa, CEO do Grupo Soluti, também destacou a importância da inovação e da infraestrutura para acompanhar as mudanças no mercado de Certificação Digital. Segundo Sousa, a mudança no mercado de Certificação Digital é uma certeza.
O CEO ressaltou que, há cerca de oito anos, o Grupo Soluti já vislumbrava a transição da certificação digital para a nuvem, investindo em pesquisa e desenvolvimento de protótipos focados na experiência do usuário.
A Certificação Digital é um sistema de segurança que utiliza chaves criptográficas para autenticar a identidade de pessoas, empresas ou dispositivos na internet.
Funciona como uma assinatura digital, garantindo a integridade e a validade jurídica de documentos eletrônicos e transações online.
Esse mecanismo é amplamente utilizado para proteger informações sensíveis e assegurar comunicações seguras em diversas aplicações, incluindo e-mails, contratos digitais e transações financeiras.