Khan Academy e Microsoft investem em IA para aprendizado divertido

Por Luciano Rodrigues
Khan Academy e Microsoft investem em IA para aprendizado divertido - Imagem: Dall-E

A parceria entre a Khan Academy e a Microsoft, organização educacional online sem fins lucrativos, anunciada durante a Microsoft Build, visa fornecer ferramentas de Inteligência Artificial (IA) que economizam tempo e melhoram as aulas para milhões de educadores.

A Microsoft doará acesso à infraestrutura otimizada para IA do Azure, permitindo que a Khan Academy ofereça o Khanmigo for Teachers gratuitamente para educadores de alguns estados nos Estados Unidos, utilizando a tecnologia do Azure OpenAI Service.

Com as ferramentas de IA, os professores têm mais tempo para se dedicar aos alunos. A professora Melissa Higgason tem utilizado a plataforma com itens cotidianos, como mini marshmallows e balões, para ensinar a Lei de Boyle. Em outra aula, a ferramenta sugeriu comparar íons em uma equação iônica a dançarinos em uma festa.

“Uso o Khanmigo para tornar minha sala de aula divertida e envolvente,” disse.

Khan Academy pode ser modelo para além dos EUA

Além de planos de aula criativos, a solução oferece ferramentas impulsionadas por IA, aliviando cargas administrativas que contribuem para o esgotamento dos docentes. A Khan Academy estima que essas ferramentas economizem aos professores, em média, cinco horas de trabalho por semana.

Sal Khan, fundador da Khan Academy, observou que muitos docentes deixaram a profissão devido a baixos salários e cargas de trabalho insustentáveis, exacerbadas pela pandemia de COVID-19. A IA pode acelerar a aprendizagem dos alunos e tornar o ensino mais sustentável. O objetivo da parceria com a Microsoft é ampliar essas ferramentas sem custos adicionais para os professores, utilizando os novos modelos de linguagem Phi-3 desenvolvidos pela Microsoft.

Embora o Khanmigo, ferramenta de IA desenvolvida pela Khan Academy para auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizado, antes custasse 4 dólares por mês, a nova parceria permitirá que essas ferramentas sejam oferecidas gratuitamente. Pequenos modelos de linguagem como o Phi-3 são mais econômicos e fáceis de usar, possibilitando melhorias na tutoria de matemática e outras áreas. A Microsoft também integrará mais conteúdo da Khan Academy no Copilot e no Teams for Education, ampliando o acesso a recursos educacionais de alta qualidade.

No futuro, espera-se que os modelos de linguagem funcionem localmente em dispositivos, beneficiando escolas com recursos limitados fora dos EUA.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile