A Meta anunciou uma parceria estratégica com a GelSight, empresa especializada em sensores táteis, e a sul-coreana Wonik Robotics para o desenvolvimento de dispositivos de toque voltados para pesquisadores e cientistas de Inteligência Artificial.
O objetivo é criar sensores que permitam à IA “aprender sobre o mundo com detalhes mais profundos” e ampliar sua capacidade de entender e interagir com o ambiente físico de forma mais precisa.
Embora o projeto não inclua produtos para consumidores inicialmente, ele promete avanços significativos na área de robótica e IA.
O principal produto da colaboração com a GelSight será o Digit 360, descrito pela Meta como uma “ponta de dedo tátil com capacidades de detecção multimodal de nível humano”.
Esse novo sensor, sucessor do Digit, consegue interpretar sinais de toque por meio de um chip de IA embutido e de cerca de 18 funcionalidades de detecção distintas, que monitoram mudanças nos arredores em tempo real.
O Digit 360 utiliza um sistema óptico específico para capturar deformações na superfície da ponta do dedo, possibilitando uma percepção tátil avançada que abrange até a interpretação de calor e vibrações.
Meta também está desenvolvendo nova geração da Allegro Hand
A Meta também expandirá seu trabalho com a Wonik Robotics no desenvolvimento da nova geração do Allegro Hand, uma mão robótica equipada com sensores táteis semelhantes ao Digit 360.
A ideia é integrar os sensores diretamente nas placas de controle, que codificam as informações e as transmitem para um computador, aprimorando a precisão com que a mão robótica interage com objetos.
A Meta afirma que a plataforma, desenvolvida para ser modular, permitirá que cientistas personalizem o Allegro Hand para atender a demandas específicas de pesquisa.
O Digit 360 deve chegar ao mercado no próximo ano, e a Meta já abriu uma chamada para propostas de pesquisadores interessados em obter acesso antecipado ao dispositivo.
A Allegro Hand também estará disponível a partir do ano que vem.