A Microsoft anunciou, nessa quarta-feira (21), um novo controle joystick de uma mão para Xbox e PC, focado na acessibilidade.
O Xbox Adaptive Joystick foi projetado para funcionar perfeitamente com a já extensa linha de dispositivos de acessibilidade da empresa, e traz uma série de inovações para atender jogadores com mobilidade limitada.
Entre os destaques, está o suporte para peças personalizadas impressas em 3D, oferecendo aos usuários a flexibilidade de adaptar o dispositivo às suas necessidades específicas.
A série Adaptive de dispositivos da Microsoft já existe há alguns anos, e a empresa tem se esforçado para evoluir seus produtos com base no feedback da comunidade de acessibilidade.
O Xbox Adaptive Joystick é descrito como um “nunchuk” de uma mão — um formato que tem se tornado comum em configurações de realidade virtual, mas que agora é adaptado para jogadores com limitações de mobilidade.
Segundo a Microsoft, o joystick foi desenvolvido através de anos de pesquisa e testes em colaboração com jogadores com deficiências e especialistas em acessibilidade.
em um comunicado, a Microsoft afirmou:
A versatilidade do Xbox Adaptive Joystick permite que os jogadores incorporem perfeitamente o controle em configurações de jogos existentes. Ele pode ser controlado com uma mão, montado em mesas ou usado com partes do corpo que não sejam as mãos.”
O preço acessível de US$ 30 coloca o dispositivo ao alcance de muitos jogadores, embora ele não ofereça conectividade sem fio.
No entanto, a maioria das configurações acessíveis costuma depender de dispositivos com fio, tornando essa limitação menos problemática.
Personalização para garantir mais acessibilidade
Uma das características mais interessantes do novo joystick é a capacidade de usar “toppers” de joystick personalizados, que podem ser impressos em 3D.
A Microsoft lançou um conjunto gratuito de toppers em uma variedade de formatos, permitindo que os jogadores escolham a opção que melhor se adapta às suas necessidades, seja algo mais alto, mais largo, ou até com furos para prender cordas ou fios.
Além do Xbox Adaptive Joystick, a Microsoft também está fortalecendo suas parcerias com outros fabricantes de hardware voltado para acessibilidade.
Um exemplo é o controle Proteus, que ganhou o selo VIP do Xbox, e o 8BitDo Lite SE, um controle que coloca todos os botões na frente, facilitando o uso para jogadores com mobilidade limitada.
Demonstrando um comprometimento total com a inclusão, a Microsoft também reformulou as embalagens das versões mais recentes do Xbox Series X e S, eliminando complicações como prendedores, o que facilita a abertura por qualquer pessoa com limitações de mobilidade.