Pix: conheça os principais lançamentos para 2025

Por Cássio Gusson
Foto: Dall-e
  • Pix 2025: Mais rápido, seguro e cheio de novidades inovadoras.
  • Pix Automático: Pagamentos recorrentes sem esforço, com total controle.
  • Pix por Aproximação: Agilidade máxima com tecnologia NFC integrada.

O Pix, que se tornou o meio de pagamento mais popular do Brasil, traz novidades para 2025. O Banco Central prepara atualizações que prometem mais praticidade, segurança e agilidade para os usuários.

Atualmente, 76,4% da população utiliza o Pix, conforme a pesquisa “O Brasileiro e sua relação com o dinheiro”, do Banco Central. Ele supera o cartão de débito, usado por 69,1%, e o dinheiro em papel, utilizado por 68,9%.

A CEO da Aarin Tech-fin, Ticiana Amorim, reforça que o sistema está consolidado e que as novidades de 2025 vão potencializar ainda mais seu uso.

Uma das inovações mais esperadas é o Pix Automático, que facilitará pagamentos recorrentes de forma programada. Isso beneficiará quem assina serviços como streamings, academias e clubes de assinatura. Os usuários poderão programar transferências periódicas sem precisar autorizar manualmente.

“Essa novidade trará mais previsibilidade para as empresas e comodidade para os consumidores. O sistema terá mecanismos de segurança para que o usuário tenha total controle sobre seus pagamentos”, explica Ticiana.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Pix vai superar cartões de crédito
Pix vai superar cartões de crédito. Foto: Dall-e

Pix por aproximação: rapidez e tecnologia NFC

Outro recurso inovador será o Pix por Aproximação, que permitirá pagamentos usando a tecnologia NFC (Near Field Communication). Com ele, bastará aproximar o smartphone ou smartwatch de uma máquina para concluir a transação, sem abrir o app do banco.

“Esse recurso vai transformar a experiência de compra, principalmente em locais que exigem agilidade, como transporte público, praças de alimentação e varejo”, destaca a CEO.

Assim, o Banco Central também aposta no reforço da segurança para 2025. O sistema irá identificar padrões suspeitos em tempo real, bloqueando ou revisando transações antes da conclusão. Isso minimizará golpes e fraudes, garantindo mais tranquilidade para os usuários.

Com essas novidades, o Pix se consolida como uma ferramenta indispensável, acompanhando as tendências globais de pagamentos digitais e mantendo o Brasil na vanguarda da inovação financeira.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile