A NASA selecionou a SpaceX, de Elon Musk, para desenvolver uma espaçonave inovadora destinada a desativar a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2030.
O contrato, avaliado em até US$ 843 milhões, foi anunciado pela agência espacial nessa quarta-feira (26).
Como a ISS está se aproximando do fim de sua vida operacional e os planos para novas estações espaciais comerciais estão ganhando força, ela precisará ser eliminada de forma segura no final da década.
Poucos detalhes foram revelados sobre o “Veículo Deorbit dos EUA”, como a NASA chama esta nova nave, no entanto, foi esclarecido que este veículo será diferente da cápsula Dragon da SpaceX, que atualmente entrega carga e tripulação à estação.
Ao contrário dos veículos existentes, que são construídos e operados pela SpaceX, a NASA assumirá a propriedade do novo veículo após seu desenvolvimento e o operará durante toda a missão.
- Leia também: Superinteligência artificial será 10 mil vezes mais inteligente que humanos, diz bilionário da tecnologia
Missão da SpaceX é garantir segurança na reentrada da atmosfera da Terra
A tarefa crucial da SpaceX será garantir que tanto o veículo quanto a ISS se desintegrem de forma segura ao reentrarem na atmosfera terrestre, evitando qualquer risco para áreas povoadas. Um desafio significativo, dada a complexidade e o tamanho da ISS, que é equivalente a um campo de futebol.
Inicialmente, a NASA e seus parceiros consideraram o uso da espaçonave russa Roscosmos Progress para esta missão, mas estudos indicaram que uma nova espaçonave era necessária para garantir uma saída de órbita segura.
A responsabilidade pelo fim seguro da estação é compartilhada pelas cinco agências espaciais que operam a ISS: NASA, Agência Espacial Canadense, Agência Espacial Europeia, Agência de Exploração Aeroespacial do Japão e Corporação Espacial Estatal Roscosmos. No entanto, não está claro se o valor do contrato será pago por todos os países envolvidos.
Este desenvolvimento marca um novo capítulo na história das missões espaciais, com a SpaceX na vanguarda da inovação. O contrato para o lançamento do Veículo Deorbit dos EUA será anunciado separadamente.