Mark Rober, conhecido por suas invenções criativas no YouTube, prepara o lançamento de um satélite em parceria com Google e T-Mobile para oferecer selfies espaciais únicas.
O satélite vai capturar imagens de retratos exibidos em um Google Pixel com a Terra ao fundo. O projeto, chamado de “Space Selfie”, combina tecnologia de ponta e um toque de espetáculo.
Para participar, os interessados precisam informar sua localização e esperar o satélite sobrevoar a região.
Rober afirma que é possível aparecer duas vezes na mesma imagem — uma vez no retrato e outra ao estar presente no local durante o clique.
Satélite será lançado no início do próximo ano
A SpaceX, que já tem negócios com a T-Mobile, cuidará do lançamento do satélite em janeiro de 2025, com as primeiras selfies previstas para alguns meses depois.
Embora a ideia seja inovadora, há condições para obter o registro.
Os participantes precisam se inscrever no CrunchLabs, ou ser clientes da T-Mobile e do Google Pixel.
Os códigos para resgatar as selfies estarão disponíveis a partir de 3 de dezembro no site spaceselfie.com, onde os usuários podem enviar suas fotos e acompanhar o cronograma para a captura.
Rober detalhou o funcionamento do satélite em um vídeo no YouTube, disponível também em português, explicando as câmeras duplas com Google Pixel e a matriz solar expansiva que alimenta o dispositivo.
O satélite também usa um volante interno para ajustar sua posição e realizar tarefas como captar energia, tirar fotos e transmitir dados.
Apesar de parecer um truque publicitário, o projeto demonstra a criatividade de Rober, engenheiro e YouTuber norte-americano, conhecido por criar vídeos educativos e inventivos sobre ciência. Ex-funcionário da NASA e da Apple, ele também fundou a CrunchLabs, focada em educação STEM para crianças.
Educação STEM é uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering) e Matemática (Mathematics) em um modelo interdisciplinar, com o objetivo de desenvolver habilidades práticas e resolver problemas do mundo real por meio de experimentação, inovação e aprendizado colaborativo.
Recentemente, o TikTok anunciou que o seu feed STEM, que segue essa metodologia, seria disponibilizado por padrão para todos os usuários dos Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda.