Usar um VPN é uma das melhores formas de garantir segurança, eficiência e um melhor desempenho ao navegar na Internet. E muito disso se deve, sobretudo, à forma como funciona um VPN.
Um VPN pode servir para muitas finalidades que vão além da proteção e da segurança dos seus dados na Internet. Serve para:
- Acessar sites de jogos internacionais;
- Visitar páginas com conteúdo restrito no Brasil;
- Baixar conteúdos restritos no Brasil;
- Acessar listas internacionais dos seus serviços de streaming;
E muito mais. Mas qual VPN assinar para ter todas essas vantagens acessíveis e sempre à mão?
Preparei uma lista imperdível para você. Veja:
CyberGhost
NordVPN
Private Internet Access
Proton VPN
PureVPN
Surfshark
O que é um VPN?
Um VPN – Virtual Private Network – é um tipo de serviço que tem por finalidade criar uma conexão segura e privativa entre um dispositivo e a Internet como um todo.
Isso só é possível porque, para além do aplicativo, do programa ou extensão de navegador, todos os dados que são gerados no seu dispositivo, antes mesmo de chegar ao provedor de Internet que você assinou passam por um servidor intermediário.
Nesse servidor a mágica acontece: todos os dados são criptografados e alguns serviços de VPN contam até com encriptação de nível militar. Isso é feito, sobretudo, para sua proteção e para que nem mesmo o seu servidor saiba que os dados que chegaram até ele foram emitidos por você.
Isso acontece porque o VPN simula que esses dados saem de um IP diferente do seu. E é justamente aí que o VPN se demonstra ser um tipo de aplicação fundamental para quem quer ter privacidade na Internet.
Objetivos
Enquanto objetivo de um VPN, podemos assumir que se trata um programa, aplicativo ou extensão de navegador que:
- Garante maior segurança para seus dados pessoais;
- Promove sua privacidade na Internet;
- Protege seu equipamento de infecções por vírus ou malwares;
- Impede a exibição de anúncios durante sua navegação;
- Permite utilizar servidores de vários locais do mundo para acessar sites e conteúdos restritos em seu país;
- Garante acesso a listas de streaming internacionais por meio da mudança de IP.
Estrutura de um VPN
A estrutura de um VPN é composta por diferentes elementos fundamentais para que o serviço funcione adequadamente:
- Dispositivo;
- Cliente VPN;
- Seu servidor de Internet;
- Servidor VPN;
- Site ou serviço acessado.
Na prática, funciona da seguinte forma: seu dispositivo gera um pacote de dados a partir do que você está fazendo no momento. Esse pacote de dados é enviado para o seu cliente VPN – que é o serviço que você assinou.
Uma vez que o pacote de dados chegue ao cliente VPN, o programa irá criptografar todos os dados enviados e, depois, os enviará para seu servidor de Internet, que deverá, então, distribuir esse pacote para o servidor VPN que os enviará já descriptografados para o serviço ou site que você está utilizando naquele momento.
Servidor VPN
O servidor VPN é uma máquina localizada em qualquer lugar do mundo que recebe todas as requisições feitas pelo cliente VPN e que tem por finalidade as direcionar para o destino final dessas informações, que é o site ou o serviço acessado.
É o servidor quem tem por tarefa ocultar o endereço real de IP do usuário e substituí-lo por um IP diferente, gerado no momento da conexão. Essa funcionalidade é o que garante que seu usuário irá ter tanto seu anonimato quanto sua segurança preservadas.
Software
O VPN que você assinou utiliza um software específico, que é oferecido para você já no momento da sua assinatura.
Esse software irá configurar a sua conexão com o servidor VPN, controlando-a e definindo as preferências de criptografia que você deseja ter em seu serviço, bem como o protocolo de conexão que você deseja utilizar naquele momento de utilização do VPN.
Como funciona um VPN?
Um VPN funciona por meio do redirecionamento de todo o tráfego na Internet, de um usuário específico para um servidor específico, escolhido pelo usuário antes de acessar a Internet.
Dessa forma, sua função é criptografar todo o fluxo de dados que é enviado do equipamento do usuário para o servidor, impedindo, dessa forma, que suas informações pessoais e dados de navegação possam ser interceptados durante a transmissão para o serviço que se deseja acessar.
Criptografia e túnel
Enquanto criptografia, mais especificamente, o que será utilizado dependerá necessariamente do serviço que você assinar. Alguns concedem até mesmo criptografia de nível militar para seus usuários, criando uma espécie de túnel por onde as informações e dados enviados pelo seu dispositivo caminharão sem qualquer chance de serem interceptados, viajando assim até seu destino final.
É esse tipo de segurança essencial para que se possa navegar na Internet com total segurança, em qualquer tempo, em qualquer lugar do mundo, até mesmo em redes públicas.
Redirecionamento de tráfego
O redirecionamento de tráfego é uma função específica dos melhores VPNs do mundo, que permitem que você se conecte a um servidor de algum lugar definido por você ao redor do mundo.
Quando isso é feito, o VPN altera o seu IP e, com isso, a localização geográfica aparente. Dessa maneira, é possível acessar sites e conteúdos restritos no país, bem como serviços específicos apenas no país em que o servidor escolhido está localizado.
Benefícios de um VPN
Enquanto benefícios, podemos encontrar em um serviço de VPN proteção, privacidade, acesso a qualquer tipo de conteúdo restrito e até mesmo maior chance de entretenimento, desfrutando de culturas e conhecimentos aos quais não temos acesso a partir do nosso IP e de nossa geolocalização. Veja:
Privacidade e anonimato
Um VPN tem por objetivo oferecer proteção máxima e anonimato máximo para quem o utiliza. Isso acontece por meio da sua função de ocultar o IP original do usuário, substituindo-o por outro, criado no momento da conexão com o servidor VPN.
Isso dificulta e muito a vida de quem deseja identificar a origem de dados ou, ainda, rastrear a sua conexão, sendo particularmente útil para todos aqueles que desejam preservar seu anonimato e dificultar a vigilância de terceiros.
Acesso a conteúdos restritos
Os melhores VPNs do mercado permitem acesso a conteúdos restritos no país, tais como sites, serviços de notícias, redes sociais, jogos ou mesmo serviços de streaming.
Por meio do VPN basta escolher um local do mundo em que se tenha um servidor, se conectar a ele e desfrutar de tudo que existe na Internet como se estivesse naquele local efetivamente.
Segurança em redes públicas
Uma das funções de um bom VPN é permitir que toda a sua conexão feita a partir de uma rede de Internet pública aconteça de maneira mais segura.
Isso é garantido porque antes mesmo de chegar ao servidor de Internet pública e gratuita todas as informações que saíram do seu dispositivo já foram criptografadas.
Assim, você tem acesso à Internet de maneira muito mais tranquila, sem qualquer preocupação com a sua privacidade e segurança.
Qual o melhor serviço?
Para ter acesso à Internet de forma segura e anônima, agora você já sabe que precisa contar com um bom serviço de VPN. Mas qual é o melhor que temos até hoje para essas finalidades?
Qual, afinal, assinar e qual é a melhor escolha? Para ter acesso a todos esses benefícios? Preparei uma lista com tudo o que você precisa saber antes de escolher e assinar um.
CyberGhost
O CyberGhost é um dos VPNs mais populares do mundo e é um dos mais versáteis em termos de ferramentas de utilização e de perfil de uso. Atende tanto às necessidades dos usuários mais iniciantes quanto aquelas de usuários com perfil mais avançado.
Sua grande disponibilidade de servidores também é um grande atrativo, pois é isso que garante sempre a velocidade de navegação desejada por quem o utiliza, sobretudo para fins de entretenimento.
O CyberGhost está disponível em mais de 90 países e já conta com mais de 9 mil servidores pelo mundo. Com isso, garante uma conexão muito rápida e capacidade de personalização de acordo com as demandas do seu cliente. Se quiser jogar, assistir a filmes e séries ou mesmo fazer uma pesquisa, o CyberGhost terá um perfil adequado.
👍Vantagens | 👎Desvantagens |
Interface simples e fácil de usar | Servidores lentos em horário de pico |
Grande rede de servidores | Funcionalidades limitadas para perfil técnico |
Recursos otimizados |
NordVPN
O NordVPN é um dos serviços de VPN que alcançou grande popularidade durante a pandemia de COVID-19, sobretudo quando acessar informações se tornava cada vez mais essencial.
Sua capacidade de oferecer uma combinação de segurança bastante avançada com alta velocidade é o que o torna ainda mais especial e, sobretudo, o fez alcançar a popularidade que tem hoje.
O NordVPN está presente em mais de 60 países e conta com mais de 5 mil servidores ativos constantemente e conta com recursos de segurança avançados, como o kill switch – que derruba sua conexão caso o VPN se desconecte – e o double VPN, que adiciona uma camada extra de segurança ao seu uso.
Além disso, o NordVPN também conta com recursos de segurança avançados, como bloqueador de anúncios e de malwares.
👍Vantagens | 👎Desvantagens |
Double VPN | Custo elevado em planos mensais |
Kill switch | Interface mais complexa para iniciantes |
Alta velocidade |
Private Internet Access
O Private Internet Access é um dos serviços de VPN mais populares no Brasil, mas sua fama transcende nosso país. Isso se deve, sobretudo, à sua grande rede de servidores, que ultrapassa a casa dos 35 mil ao redor do mundo.
A sua política de privacidade é uma das mais rigorosas e tem valores bastante acessíveis para quem deseja investir em segurança digital, mas não deseja gastar tanto.
Em relação às ferramentas de segurança, o Private Internet Access tem opções de criptografia personalizáveis, o que dá a ele uma franca vantagem em relação a outros serviços, pois é capaz de atrair diferentes perfis de usuários.
Já em relação às suas políticas de privacidade, o PIA conta com uma postura bastante transparente em relação aos seus registros, que são absolutamente inexistentes.
👍Vantagens | 👎Desvantagens |
Número de servidores | Mais lento em relação a outros VPNs |
Planos acessíveis | Desempenho ruim em servers distantes |
Fácil de usar |
Assine Private Internet Access
Proton VPN
Quando comparado aos demais serviços de VPN, o que o Proton entrega em relação à privacidade dos seus usuários o eleva a um nível muito superior.
A empresa ficou reconhecida no mercado de cibersegurança sobretudo graças ao seu principal produto, o Pronton Mail, que conta com serviço de criptografia de nível militar e é um dos clientes de e-mail mais seguros de todo o mundo.
Em seu VPN, a empresa já conta com servidores em mais de 60 países e oferece níveis de criptografia ajustáveis pelo usuário. Quanto mais elevado o nível de criptografia, maior tende a ser a proteção, mas menor a velocidade de conexão.
O Proton VPN se destaca, sobretudo, por conta do seu plano de VPN totalmente gratuito, mas com grandes limitações em termos de recursos mais avançados.
👍Vantagens | 👎Desvantagens |
Segurança de altíssimo nível | Menor quantidade de servidores |
Plano gratuito com recursos essenciais | Valor elevado em planos premium |
Proteção extra para usuários em países com censura ativa |
PureVPN
O PureVPN tem uma das maiores coberturas quando se trata de abrangência de países. Hoje, seus servidores já estão disponíveis em mais de 140 países ao redor do mundo, mas, em relação ao número de servidores, o número é mais discreto: cerca de 6.500.
Isso, no entanto, está longe de afetar a qualidade do serviço, que tem recursos de como proteção contra vazamento de DNS e IPv6, além de ter servidores exclusivos para quem quer aproveitar para ver filmes e séries de outros catálogos de streaming pelo mundo. Com a personalização de serviços – é possível, por exemplo, selecionar servidores de acordo com a sua demanda –, o VPN se torna um dos mais amigáveis para iniciantes.
O PureVPN tem também outros recursos interessantes para o usuário, como suporte 24/7, ideal para quem tem alguma dúvida sobre o funcionamento dos serviços ou, ainda, está enfrentando algum problema com ele.
👍Vantagens | 👎Desvantagens |
Suporte 24/7 | Controverso em relação à privacidade |
Extensa rede de servidores no mundo | Velocidade inconsistente em servidores distantes |
Recursos de segurança avançados |
Surfshark
O Surfshark é um dos serviços de VPN que vem ganhando popularidade no mundo graças à sua capacidade de oferecer conexões simultâneas e ilimitadas em uma única conta. Ou seja: pagando uma só mensalidade, você consegue proteger todos os seus dispositivos e, ainda, utilizá-los ao mesmo tempo sempre com o VPN ativo.
Enquanto recursos de segurança, o VPN entrega o CleanWeb, um bloqueador de anúncios e de malware bastante potente, bem como o MultiHop, que oferece uma experiência das mais completas em termos de privacidade, mesmo com um custo mais baixo e competitivo.
Sua política de não registro é confiável e avançada, o que também faz dele um excelente produto em termos de confiança – tão essencial quando o assunto são as suas informações pessoais.
👍Vantagens | 👎Desvantagens |
Conexões ilimitadas e múltiplas | Menor quantidade de servidores |
CleanWeb | Instabilidade em países com censura ativa |
MultiHop |
Desvantagens do uso de VPN
Mesmo que os serviços de VPN ofereçam várias vantagens para seus usuários, é importante frisar que eles também têm limitações importantes.
Veja quais são elas e as essenciais que você deve considerar antes de assinar um serviço:
Redução de velocidade
Ao usar um serviço de VPN há uma redução sensível na velocidade da sua conexão e isso se deve, sobretudo, à criptografia pela qual seus dados passam ao serem enviados para um servidor intermediário.
Além da redução de velocidade também há o aumento no tempo de latência da sua conexão e diminuição considerável da taxa de transferência dos seus dados.
Outro ponto fundamental de compreender é que a velocidade de um VPN depende de diversos fatores, como, sobretudo, a localização do servidor escolhido e a velocidade da conexão que você já assina. Por fim, outro ponto de influência é o tráfego no servidor desejado, bem como no seu provedor.
Essa perda de velocidade deve ser considerada, sobretudo para quem deseja utilizar o VPN para streaming ou jogos digitais, porque haverá perda consistente na qualidade da transmissão dos dados.
Dependência de um provedor de VPN
Quando você assina um VPN passa a ficar mais dependente de um provedor que realmente seja capaz de manter tanto a qualidade quanto a privacidade da sua conexão.
É por conta disso que ter confiança no seu provedor de VPN é tão fundamental, já que ele terá acesso a todos os seus dados pessoais, financeiros e de navegação. Por conta disso, checar sempre se o serviço tem uma política zero logs bastante eficiente e confiável é tão essencial.
Riscos de um VPN gratuito
Quando se assina um VPN, sabemos que você passa a adotar um compromisso financeiro que pode representar um custo elevado mensalmente ou, ainda, anualmente. Aí, utilizar um VPN gratuito passa a parecer uma boa ideia.
Mas, na prática, não é. E isso porque um VPN gratuito não consegue se monetizar de qualquer outra forma que não seja por meio de anúncios ou, pior: venda dos seus dados.
Serviços de VPN gratuito também podem oferecer menor segurança e, ainda, um nível de proteção menos confiável, aumentando a sua vulnerabilidade na Internet.
Conclusão
Contar com um serviço de VPN é fundamental se você se preocupa com a sua privacidade e com a proteção dos seus dados na Internet.
Mas, para além de números de servidores ou presença em mais países, ao contratar um VPN você deve sempre estar de olho em suas políticas de privacidade, preferencialmente com log zero e, ainda, em suas ferramentas adicionais.
Aqui no Tech2 você sempre sai na frente quando o assunto é tecnologia, informações e novidades desse universo. Atualize nosso feed para sempre estar em dia com tudo desse universo!