Um túnel VPN é um tipo de mecanismo que é programado para proteger a sua conexão. Por meio dele, todos os dados criados por sua utilização de um dispositivo são criptografados antes de chegar ao seu servidor de Internet.
Esse mecanismo é fundamental para que se proteja a sua conexão e os seus dados, sobretudo prevenindo interceptações ou observação maliciosa do seu uso da Internet.
O túnel VPN que um bom serviço de VPN cria é resultado de um processo de encapsulamento e de criptografia de qualquer informação enviada a um serviço ou site na Internet. Como apenas um servidor VPN pode descriptografar essas informações, sua conexão se torna ainda mais confiável.
Assim, qualquer pessoa, em qualquer situação de uso da Internet se beneficia e muito da utilização de um serviço de VPN. Mas, dentre tantas opções no mercado, qual escolher? Veja!
CyberGhost
NordVPN
Private Internet Access
Proton VPN
PureVPN
Surfshark
O que é um VPN?
Um VPN – Virtual Private Network – é um tipo de serviço responsável por criar uma conexão segura e privativa entre o dispositivo em que o aplicativo está instalado e a Internet.
Esse tipo de serviço é bastante interessante para quem deseja ter mais segurança na Internet, sobretudo por conta do seu funcionamento. O aplicativo, programa ou extensão de navegador cria um túnel de criptografia, por onde os dados transmitidos para a web são transportados.
Ao passar por esse túnel, o serviço de VPN é capaz de ocultar o endereço de IP do usuário, além das suas informações primordiais de identidade.
Com um bom serviço de VPN, todo o tráfego de Internet é redirecionado do seu servidor de Internet para um servidor do VPN, localizado em outro lugar do mundo, muitas vezes à sua escolha.
Assim, você oculta até mesmo a sua origem, acessando sites e serviços restritos por localização, maximizando a maneira como você utiliza e aproveita a Internet.
O que é um túnel VPN?
Um túnel VPN é especificamente uma conexão totalmente criptografada, que tem por objetivo proteger os seus dados enviados entre o seu dispositivo e o usuário por meio do servidor de VPN.
O túnel VPN encapsula os seus dados, de forma que os transforma em pequenos pacotes, que transitam de maneira mais segura pela Internet.
Isso impede que qualquer terceiro possa acessar o conteúdo transmitido pela web, pois, ao entrar no túnel VPN, todas as informações do usuário já está descaracterizadas e até mesmo o IP de origem já passou a ser o do servidor escolhido. Dessa maneira, toda e qualquer informação sobre sua identidade e localização original se tornam inacessíveis.
Esse processo todo pode utilizar diferentes protocolos de segurança, que são essenciais para determinar o grau de criptografia e de encapsulamento dos dados, sendo:
- OpenVPN;
- IKEv2/IPsec;
- WireGuard.
Como um túnel de VPN garante a sua segurança e seus dados
Um túnel VPN é essencial para que a sua conexão sempre se mantenha segura e, sobretudo, sua identidade fique ilesa na Internet. Para que isso se torne possível, atua em duas frentes:
Criptografia
A criptografia que a maioria dos serviços de VPN utiliza é de nível militar. Com esse tipo de criptografia avançada se garante total segurança em seus dados e, sobretudo, maior proteção para a sua identidade ao navegar na Internet.
Cada serviço de VPN conta com seus protocolos específicos de criptografia, variando entre padrões AES-128 e AES-256 nos serviços mais populares, sendo o padrão AES-256 o mais avançado e poderoso em termos de proteção.
Camadas de segurança
Os melhores e mais avançados serviços de VPN contam com diferentes camadas de proteção, que são os chamados double VPN.
Quando um usuário ativa essa camada adicional de criptografia terá proteção redobrada, tornando impossível qualquer tipo de rastreamento da sua conta, dados e identidade.
Esse tipo de serviço adicional de VPN é comumente utilizado por pessoas que lidam com informações sensíveis em países em que há maior restrição e controle na comunicação ou mesmo com censura ativa.
Como funciona um túnel VPN?
Um túnel VPN funciona como uma conexão segura, que tem a função de proteger e ocultar todos os dados originados por seu dispositivo e que se destinam a um serviço ou site na Internet.
O túnel VPN cria uma cápsula, que protege os dados ali contidos e os envia como pacotes para o servidor de Internet e, depois, para o servidor VPN.
Essa capa é justamente o que impede que até mesmo o seu servidor seja capaz de ler seus dados e visualizar o conteúdo ali contido, enviando-os para o servidor de VPN que irá alterar, então, o seu IP original. Assim, qualquer tipo de correlação entre os dados e sua conta se torna impossível.
Mudança de localização
A mudança de localização é um dos recursos que mais destacam um VPN e acaba por ser o tipo de funcionalidade que atrai pessoas interessadas por essa tecnologia.
O VPN permite que você se conecte a um servidor de qualquer lugar do mundo, alterando seu IP para o IP de um país ou local mais específico.
Essa funcionalidade é justamente o que permite que você possa acessar sites e serviços restritos no país, seja por determinação judicial ou mesmo por desinteresse do produtor.
Além disso, essa funcionalidade é tão apreciada por ser o que permite que o usuário possa fazer pesquisas com mais aprofundamento, sem qualquer personalização de conteúdo regional.
IP anônimo
O IP é um endereço único associado a cada dispositivo que se conecta à Internet. É como a identidade de cada dispositivo e, por conta disso, é um dado tão preciso, porque é por meio do IP que podem funcionar os rastreadores de navegação, que fazem com que a Internet se torne um local de cada vez menos liberdade.
Quando utilizamos um VPN podemos proteger nosso IP de tal maneira que nem mesmo nosso servidor é capaz de associar a cápsula de dados recebidos à nossa conta.
Dessa maneira, é possível ter mais discrição na Internet, bem como desfrutar de uma navegação sem qualquer tipo de anúncio e sem qualquer tipo de barreira.
Tipos de túnel VPN
Os melhores serviços de VPN contam com duas formas de túnel, cada uma com a sua especificidade: full tunneling e split tunneling. Confira quais são as especificidades de cada um e suas vantagens:
Split tunneling
O split tunneling é um tipo de túnel VPN que permite que o usuário escolha quais são os dados e as informações que têm de passar pelo VPN e quais aquelas que acessarão a Internet sem intermediários.
Com esse tipo de túnel VPN é possível ter velocidade plena em serviços não tão importantes e excelente nível de segurança ao manipular, por exemplo, dados bancários e financeiros. Esse tipo de túnel VPN é o mais interessante para quem quer equilíbrio entre segurança e excelente desempenho.
Full tunneling
Quando se utiliza o túnel VPN full tunneling, todas as informações são sempre encapsuladas por criptografia, sem exceção.
Isso faz com que o usuário possa enfrentar mais lentidão ao utilizar serviços que não requerem nenhum tipo de proteção adicional, comprometendo a velocidade e, sobretudo, a sua eficiência ao navegar na Internet, embora seja ideal para quem utiliza, por exemplo, apenas redes públicas.
O full tunneling é ideal, portanto, para as pessoas que querem sempre manter a sua segurança em dia, sem comprometer sua privacidade, mesmo que sob penalização de sua velocidade de navegação.
Qual o serviço de VPN mais seguro?
E na hora de escolher, qual o serviço de VPN que oferece as melhores condições de segurança para os seus clientes? Por onde começar a avaliação?
Fiz uma lista para te ajudar, contando tudo o que você precisa saber sobre os melhores serviços de VPN do mercado:
CyberGhost
O CyberGhost é um dos serviços de VPN mais populares do mercado e ficou conhecido mundialmente graças à sua interface simples de usar, fácil para quem está aprendendo e, ainda assim robusta no que oferece em termos de segurança.
Quem assina o CyberGhost conta com criptografia AES-256 de nível militar, com proteção extra contra vazamento de DNS e, ainda, de IP. Com esse combo de segurança, é um dos serviços mais interessantes para usuários que querem alta performance em sua utilização e, associada a isso, privacidade e anonimato em tempo integral na Internet.
O CyberGhost também se destaca por estar presente em mais de 90 países e por somar mais de 9 mil servidores em todo o mundo. É excelente para quem quer navegar sem qualquer barreira geográfica.
👍Vantagens | 👎Desvantagens |
Fácil de usar | Servidores lentos na Ásia |
Ideal para iniciantes | Sem opções avançadas |
No-log rigoroso |
NordVPN
O NordVPN oferece o maior ecossistema de serviços de segurança associados ao seu VPN, como, por exemplo, criptografia de nível militar AES-256 e a tecnologia Double VPN, que adiciona uma camada extra de proteção à sua navegação, aumentando consideravelmente a sua certeza de navegar sem qualquer ameaça.
A rede de servidores do NordVPN também é uma das maiores no mundo, o que facilita demais o seu acesso a conteúdos restritos ou, até mesmo, a páginas sem qualquer tipo de personalização.
Enquanto vantagem extra, o VPN conta com bloqueador de malware e de anúncios integrado, para que você navegue na Internet sem maiores riscos e, ainda, sem qualquer incômodo ou mesmo interrupção.
Como aparato extra, o NordVPN também tem kill switch integrado. Se o servidor cair, sua conexão também é derrubada, impedindo qualquer vulnerabilidade.
👍Vantagens | 👎Desvantagens |
Double VPN | Aplicativo para o desktop é pesado |
Kill Switch | Assinatura de valor elevado |
Bloqueador de malware e anúncios |
Private Internet Access
O Private Internet Access – PIA – é um dos VPNs mais utilizados no Brasil, graças, sobretudo, à sua configuração simples, interface descomplicada e custo bem mais baixo quando comparado aos seus concorrentes diretos.
Em termos de segurança, podemos contar com um sistema robusto para quem o utiliza, com suporte para dois níveis de criptografia, o AES-128, para quem quer segurança sem qualquer comprometimento da velocidade da conexão, e o AES-256, para quem sacrifica velocidade para ter total segurança na navegação.
A sua política de no-log também se destaca, sobretudo graças às suas auditorias periódicas e feitas por empresas já confiáveis e consolidadas no mercado.
O PIA também permite configurações para deixar o programa ou aplicação com a capacidade de criptografia que você deseja, sendo indicado para usuários iniciantes e avançados.
👍Vantagens | 👎Desvantagens |
Preço acessível | Menor quantidade de servidores |
Personalização | Velocidade reduzida em centros mais distantes |
Bloqueador de anúncios e malware |
Assine Private Internet Access
Proton VPN
O Proton VPN é um dos serviços mais focados em segurança de todos os tipos de VPN disponíveis no mercado. Com sede na Suíça, país com as leis de privacidade mais rigorosas do mundo, conta com uma política de no-logs das mais robustas.
Com uma grande robustez em relação à segurança que oferece para seus usuários, o Proton VPN conta com recursos premium, como o Secure Code, por meio do qual seus usuários podem ter o fluxo de dados redirecionados para múltiplos servidores a fim de aumentar ainda mais a proteção ao navegar.
Por conta desse tipo de recurso, o Proton VPN se tornou rapidamente um dos serviços mais utilizados em países com alta restrição no uso da Internet ou, ainda, naqueles que têm políticas de censura ativas.
👍Vantagens | 👎Desvantagens |
Foco total em privacidade e segurança | Rede menor de servidores |
Secure Code | Custo elevado para acessar todos os recursos |
Transparência em política de dados |
PureVPN
O PureVPN é um dos serviços de VPN com maior rede de servidores no mundo, o que o destaca de maneira realmente imbatível. O serviço já conta com servidores em mais de 140 países, o que é um marco realmente importante para quem quer total flexibilidade ao utilizar a Internet e uma conexão sem qualquer tipo de barreira geográfica.
Enquanto recursos de segurança, o PureVPN merece uma menção honrosa sobretudo por conta da sua criptografia avançada, que utiliza o protocolo AES-256 de nível militar.
Além disso, todos que se conectam ao PureVPN também contam com recursos interessantes, como proteção contra vazamento de IP e de DNS e, ainda, com o kill switch, que derruba sua conexão automaticamente caso seu servidor caia.
👍Vantagens | 👎Desvantagens |
Servidores em mais de 140 países | Interface desatualizada |
Compatível com várias plataformas | Servidores com velocidade inconsistente |
Auditoria de no-logs |
Surfshark
O Surfshark é um VPN que oferece um excelente custo-benefício para seus clientes, com conexões simultâneas e ilimitadas, o que permite que todos os seus aparelhos sejam protegidos de forma simultânea por sua criptografia robusta.
Para quem assina o VPN, também é possível contar com o recurso CleanWeb, que bloqueia qualquer tipo de anúncio e de malware de forma instantânea, sem deixar seu equipamento vulnerável em qualquer momento do seu uso.
Sua velocidade também se destaca quando comparada com outros serviços, o que permite que você consuma qualquer tipo de conteúdo online, como streaming e jogos.
Com o recurso MultiHop, o Surfshark também entrega ainda mais dinamismo, sobretudo por pulverizar a sua conexão entre vários servidores, aumentando ainda mais a sua eficiência ao navegar.
👍Vantagens | 👎Desvantagens |
Conexões ilimitadas | Velocidade de servidores baixa em regiões remotas |
Alta segurança em criptografia | Não tem muitos recursos de personalização |
MultiHop |
Vantagens e desvantagens no uso de VPN
De forma geral, as vantagens de usar um VPN são mais numerosas e valiosas quando comparadas às desvantagens.
A primeira vantagem, certamente, está relacionada à segurança. Utilizar um VPN garante maior segurança para quem o utiliza, qualquer que seja a sua atividade online. Paralelamente a isso, também se destacam poder viver a Internet sem qualquer limitação geográfica ou de restrição de acesso.
Em relação às desvantagens, se destacam o valor de assinatura de um VPN, que pode ser bastante elevado a depender do serviço, mas que se compensa pela comodidade de contar com Internet segura a um clique de distância.
Da mesma forma, a redução da velocidade da conexão que incomoda tantos, pode ser compensada pela privacidade total, qualquer que seja sua utilização.
Conclusão
Utilizar um túnel VPN é uma das maiores vantagens de se assinar esse tipo de serviço, que também está associado a:
- Proteção da privacidade;
- Navegação anônima;
- Criptografia dos seus dados;
- Internet sem limites geográficos.
Ainda que um VPN também tenha desvantagens, sobretudo relacionadas à redução da velocidade na conexão, as vantagens as superam e muito.
Assinar um serviço de VPN te coloca à frente da sua segurança na web e manter o feed do Tech2 sempre atualizado garante todos os dias notícias fresquinhas com tudo o que importa para quem ama tecnologia!