-
- Threads começa a exibir anúncios globalmente.
- Meta testa publicidade em mais de 30 países.
- Conteúdos de anúncios aparecem com rótulo “Patrocinado”.
A Meta começou a exibir anúncios no Threads para usuários em mercados selecionados, dando um passo importante na monetização da plataforma. A empresa agora permite que todos os anunciantes qualificados globalmente usem o Threads para campanhas, com testes iniciados em mais de 30 países, incluindo o Brasil.
A novidade foi divulgada como uma atualização da postagem de janeiro da própria Meta sobre o início dos testes com marcas nos EUA e Japão. Assim, a empresa agora expande o experimento para um público global, mantendo o discurso de que vai avançar com cautela.
Ao The Verge, Matthew Tye, porta-voz da empresa, explicou:
Estamos adotando uma abordagem gradual para lançar anúncios no Threads à medida que aprendemos mais sobre como maximizar a experiência do usuário e do anunciante.
Anúncios aparecem com rótulo “Patrocinado” no feed do Threads
Para identificar um conteúdo patrocinado no Threads, basta procurar a palavra “Patrocinado” em cinza logo ao lado do nome do perfil que publicou o post. Dessa forma, a plataforma segue no mesmo caminho de outras redes da Meta, como Facebook e Instagram, que já exibem anúncios de forma integrada ao feed há anos.
A monetização do Threads era apenas uma questão de tempo. Em abril, Adam Mosseri, chefe do Instagram e do Threads, afirmou na própria rede que, como uma empresa, a rede precisa monetizar.
Eu entendo por que as pessoas estão preocupadas, mas no final das contas somos uma empresa e o Threads precisa ganhar dinheiro suficiente para pagar as pessoas e os servidores necessários para executar o serviço e fornecê-lo às pessoas gratuitamente.
O Threads, lançado em julho de 2023 como concorrente do X (antigo Twitter), já conta com mais de 320 milhões de usuários mensais ativos. A integração dos anúncios será automática para novas campanhas que utilizem as ferramentas Advantage+ ou Manual Placements da Meta, embora os anunciantes possam optar por não incluir o Threads em suas campanhas.
A estratégia da Meta busca tornar o Threads financeiramente sustentável sem comprometer a experiência dos usuários. Apesar da resistência inicial de parte dos usuários, a empresa aposta no modelo como forma de manter a plataforma acessível, sem cobranças diretas. Lembrando que o Facebook, primeira rede da Meta, trazia a mensagem “é grátis e sempre será”, em sua tela de login.